"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Decisões draconianas da CNE beneficiam a Frelimo

...Estando já em vantagem em quarto municípios sem sequer ter ido as urnas.
A bem coordenada decisão e acção das instâncias do poder, sejam ele quais forem, ditou infelizmente o afastamento de quatro candidatos da Renamo e do PDD à edis em Manica, Dondo, Gorongosa e Milange.
Em causa são as bem discutíveis alegações que a CNE impôs aos candidatos, o que à partida favorece o partido no poder. A CNE tem a consciência de que tais exigências que, por exemplo da certificação de residência, são do controlo [dos grupos dinamizadores] da Frelimo. Como é evidente, o poder que tem um chefe do GD é discricionário e dependente da organização política que dirige.
Isto significa que, enquanto se mantiverem decisões draconianas como estas, a democracia neste país vai continuar, por muito tempo, uma miragem. Agora já se entende do porquê da insistência quer do Presidentes (Armando Guebuza)e da CNE (Leopoldo da Costa) na hipotética violência, de que nos devemos abster, nos seus comunicados recentes.

6 comentários:

  1. Eu acho o contrário. A Lideranca da Renamo, o delegado da Renamo em Sofala, O Gabinete Central de Eleicões da Renamo são os responsáveis de tudo isto. O que é que andaram a fazer durantes este tempo todo? Cacar Daviz Simango porque é popular?

    A Renamo devia ter preparado o seu pessoal há muito tempo e até suplentes em caso de qualquer coisa imprevista. E ela fez isso? A resposta é nao porque os candidatos são fabricados em Maputo ou porque em Maputo já se haviam negociado estes municipios que seriam entregues à Frelimo sem disputa.

    Eu nunca maís vou fechar os olhos.

    ResponderEliminar
  2. E' um ponto de vista aceitavel, REFLECTINDO! Renamo devia engajar-se mais no 'conteudo mas sim no continente' destas eleic,oes. Foi um a ERRO ESTAR-SE A DEGLADIAR ela propria com o caso Simango.

    Ha' no entanto que se ter em conta a ma'quina montada e afinada para favorecer a Frelimo na CNE. Porque^ a CNE se vai basear nos certificados de residencia que sao passados pelo Grupos Dinamizadores? Sabemos que estes GD estao 'as expensas da Frelimo.

    Sao estes aspectos que ate' devia ser vistos muito antes das eleicoes. Sob pena de tudo andar condicionado pelo partido no poder.

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo e muito, mas tudo se deve à gente que temos na Renamo. Essa gente tem experiência nisso a partir do que aconteceu a José Manteiga, em Mocuba, em 2003. Agora porque deixar-se afectar o problema a três.

    Antes de irmos à Frelimo vamos investigar as coisas DENTRO da Renamo. O que é que se passa? A Renamo devia ter constituido o Gabinete das eleicões por indivíduos idéneos, juristas, e indivíduos com experiência em direccões, como ponto um. Em segundo lugar, os candidatos deviam ser eleitos dentro das fronteiras dos municípios. E se tratasse de alguma confianca, esses já deviam estar lá há mais de 6 meses para serem conhecidos. E, se alguém do grupo dinamizador lhe negasse o certificado, a Renamo podia recorrer o Tribunal imediatamente.

    Finalmente, a Renamo até abriu uma grande brecha ao mostrar-se de um partido por EXCELENCIA desorganizado. Segundo a minha opinião, mais do que ninguém, a lideranca da Renamo tem que assumir tudo isto. Ela tem que pedir desculpa ao eleitorado sem falar da Frelimo com que faz pacto.

    ResponderEliminar
  4. O sistema sem dúvida que favorece a Frelimo mas é evidente que a Renamo fez um trabalho deficiente. Mas talvez se possa compreender, estavam todos demasiado ocupados fazendo campanha contra Deviz Simango.

    ResponderEliminar
  5. O sistema sem dúvida que favorece a Frelimo mas é evidente que a Renamo fez um trabalho deficiente. Mas talvez se possa compreender, estavam todos demasiado ocupados fazendo campanha contra Deviz Simango.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelos comentários meus caros Zé e Reflectindo. Dando uma lida corrida aos vossos comentários, pode-se concluir que há que reconhecer que a organização interna na Renamo está/andou algo titubeante. E pode-se até concluir que o papel negativo de algumas ‘personalidades’ levou a esta situação toda. Isto por um lado. Por outro, meus amigos tal mão ‘interferente’[dos Camaradas] existe. Eles acham que mandam em tudo e todos neste país. A meu ver, alguns de nós podem cair em ciladas que só beneficiam a estes.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry