"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

domingo, 9 de novembro de 2008

Notas de campanha (4) - (Fim da semana I)

"Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objectivo, cada passo deve ser ele próprio um objectivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante"  (Gothe).
…eleições em Gaza
Na Vila da Macia, um recém criada autárquia, A Frelimo já reclama para si os créditos eleitorias, conhecida a história a zona de ser bastião. Mas a Renamo apareceu firme apontando mesmo que caso os macienses votem nela irão reverter o cenário sombrio na prestação de serviços médicos, educação e combater a “erosão costeira”. Em Chokwé, enquanto a Frelimo goza do reforço de uma equipa de Maputo, liderada por Paulina Mateus (OMM), que procura que os Antigos gerrilheiros da Frelimo se envovam no professo, Ricardina Gomane, da Renamo, frisou que a sua organização está ter ganhos substanciais, muito embora esteja a previlegiar uma camapanha interpessoal e porta-a-porta.
...Eleições em Niassa
Em Cuamba, a Renamo está registar, neste primeiros dias de campanha, um grande apoio de massas, conforme relatos chegados daquela autarquia do noroeste. Maria Moreno parece posicionado para uma vitória retumbante naquele munícipio. Tudo isto acontece, como o leitores deve ter acompanhado, depois de uma grande escarramuça entre militantes do PDD e da Frelimo que um elemento da campanha deste último partido ficou seriamente ferido, com hemorragia nasal. No entanto, o PDD pediu desculpas pelo sucedido. Em Lichinga a Frelimo e a Renamo trocam acusações, sobretudo as de uso de crianças.
...Eleições em Nampula
Casos isolados de troca de acusações ocorreram nesta Província. Com efeito, no Município de Ribaué onde a Frelimo acusou a Renamo de destruir o seu material. Mas a Renamo, através da senhora Anástacia Xavier refuta, dizendo, pelo contrário, eles são vitimas disso. Porque assim que colocam os cartazes durante a noite, dia seguinte já não estão lá. Em Angoche não houve incidentes. Na Ilha de Moçambique viu chegar uma visita de peso do CC da Frelimo: Manuel Tomé. “Nos últimos cinco anos a Ilha parou”. Mas o candidato da Renamo frisou que “temos trabalho visível”. A Frelimo deve estar é “dores de cotovelo”. Na Cidade de Nampula, Renamo vai aos maiores aglomerados e mercados (Aresta) para pedir voto, enquanto a Frelimo (Castro Muanaca “com mensagem de continuidade”) e PDD fazem promessas eleitorais. Em Nacala-Porto, nota negativa neste município é a prisão de quatro elementos da Renamo alegadamente por distruirem materiais eleitorais.
...Eleições em Inhambane
Em Vilanculos, a Renamo e a Frelimo trocam acusações. Enquanto a primeira se diz sabotada nos seus materiais propagandísticos, a segunda organização política afirma que divida que Renamo tenha panfleto algum. Na Massinga, as campanhas os maiores partidos tem se cruzado, mas sem incidentes de monta. Enquanto a Renamo preferiu caçar o votos nos bairros (Massingane), a Frelimo tem feito campanha ao longo das artérias da vila. Em Inhambane-Céu, PDD e PD previlegiam o contacto interpessoal nas suas campanhas, numa altura em que a Frelimo se lança aos bairros. Onde se viram grandes caravanas e desfiles, bem assim o ecoar da mensagem propagandística foi na Maxixe, onde a Frelimo (de Narciso Pedro) e a Renamo foram diabulando vendendo seus manifestos pelas ruas fora.
...Eleições em Tete
Carlos Navaia, candidato da Frelimo no Município de Moatize prometeu três coisas, caso vença as eleições: Resolver a "crise de água, combater o crime e a corrupção e uma governação inclisiva" (O que quer dizer com inclusividade?). Pediu voto aos municípes que votem nesse manifesto. O PDD não deixou seus créditos em mãos alheias, fazendo-se aos bairros para o contacto porta-a-porta. Mário Franque pediu aos residentes da Vila Ulongué para votarem nele. Este candidato tem priorizado uma campanha porta-a-porta, enquanto Armando Júlio foi ter com a OMM para que o ajude a “conversar com as pessoas”. Enquanto o PDD se fazia aos bairros da Cidade de Tete, a Renamo, pelo seu candidato Felismino Bento apresentou um manifesto de eliminação de “taxas de mercados aos domingos”, caso vença as eleições.
...Eleições em Manica
Manica recebeu um hóspede de peso: Teodoro Wate do CC da Frelimo que diz que se nos primeiros dias da campanha as coisas eram boas, agora são melhores para os camaradas. O programa de Morgan Candeeiro está ser conduzido à contento. “Muito melhor”. O Candidato já escalou o Bairro J. Machel, onde pediu que votem nele. “Ordeiro e pacífico” foi a avaliação da PRM ao processo da campanha em Gondola. A Renamo empolga-se no terreno. Ao que tudo indica, a Renamo esta' com muito optimismo de ‘capturar’ a Vila de Gongola para si no dia 19. O PIMO (de Sibinde) foi pedir voto para lugar na próxima Assembleia. Em Chimoio, o Pimo e a Renamo (do candidato José Augusto) apostaram na caça ao voto porta-a-porta, mas Eusébio Lambo da Frelimo percorre as artérias e promove showmícios. Finalmente, a Renamo foi ao Bairro 25 de Junho. Eduardo Waite diz que está ter “muito sucesso”. Porque acredita da mudanção, Waite considera-se um “Barrca Obama de Chimoio”. Caso para dizer "se nos é impossível permanecermos puros, não tentemos ser artistas" (Mansfield, Katherine).
...Eleições na Zambézia
Na Vila de Molócue, José Palaço, da Renamo disse há dias que “Molócue vai mudar”, enquanto Sertório Fernando (Frelimo) se acha o “homem ideal”. No Gurué, a Frelimo trouxe ao terreio um visita de peso: O primeiro secretário provincial do partido, Davide Manhecho para mobilizar sobretudo jovens a fim de votarem no seu canditado, José Aniceto Fernando.
... Eleições em Maputo
Enquanto o Arão Nhancale percorre as artérias com um uma caravana mais ‘bifada’ atacando os bairros da Infulene, Machava e Mussumbuluco, José Samo Gudo foi aos bairros de Mali, Matendene e T3 falar dos problemas da “água” e “taxas” de mercados. Pediu voto para o seu manifesto que disse estar em melhores conduções de resolver esses problemas da Matola. Na Manhiça, Júlio Cossa pediu voto aos municipes e em Namaacha o medo paira na hostes da Perdiz que teima a não sair a rua ante uma Frelimo, cada vez mais, ‘perigosa’ e ‘beligerante’.
... Eleições em Cabo-Delgado
Tomé Fernando (Renamo) prometeu “isenção de taxas” aos comerciantes se for eleito no Município de Montepuez. Ademais, dará um més sem taxas. Por sua vez, Rafael Correia diz que o manifesto da Frelimo promete a abertura de furos de água, enérgia, saneamento, urbanização, acesso e “governação inclusiva”.
... Eleições na Cidade de Maputo
Dr. Eduardo Namburete escalou bairros Hulene, Ferroviário para pedir o voto ao citadino. Deplorou a falta de água, criminalidade, taxas de lixo. A promesa de Namburete é só poder cobrar as taxas de lixo quando poder “prestar serviço”. Davide Simango (Frelimo), por sua vez, foi a Kape-Kape (Chamanculo C) com a sua mulher e a menina de ouro, Lurdes Mutola. Prometeu resolver todos os problemas de habilatação, mercados, acesso, drenagem e iluminação. Ibraimo Ibramugi do PIMO direccionou a sua campanha para a Costa do Sol e sente-se feliz: “a campanha corre bem”. Aposta na resolução do problema do mercado xiquelene, abraços com falta de saneamento, hegiene, lixo e desordenamento. O PDD primou pela campanha porta-a-porta, tendo escalado os bairros de Ferroviário, Xiquelene e Albazine. O problema de lixo na cidade e arredores é parte do seu manifesto que caso ganhem apostam resolver.
Fonte RM/Noticias/CM/DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry