"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Eleições autárquicas podem não ter lugar em Gorongosa, Dondo e Manica


...em questão o afastamento dos candidatos da Renamo.

Conforme a RM "o líder da Renamo, maior partido da oposição no pais, Afonso Dhlakama, ameaça inviabilizar as eleições autárquicas de 19 de Novembro nos três municípios onde os candidatos do seu partido foram desqualificados. A Comissão Nacional de Eleições, CNE, rejeitou na quinta-feira da semana passada as candidaturas de Manuel Bissopo, Cristóvão Soares e Benjamim Matsangaissa, para os municípios de Dondo, Gorongosa e Manica, respectivamente.

A rejeição destas candidaturas, segundo a CNE, deveu-se ao facto de nas mesmas se ter constatado irregularidades quanto aos atestados de residência, um dos requisitos do processo de candidatura. Ao abrigo da lei eleitoral moçambicana, qualquer candidato às eleições autárquicas deve ter residido no município para o qual se pretende candidatar por um período não inferior a seis meses.

Dhlakama, confrontado com esta exclusão, disse, que nos municípios onde os concorrentes da Renamo foram excluídos não haverá eleições. O líder da oposição não especificou as medidas que o seu partido vai tomar para inviabilizar o processo, mas as suas afirmações levam a concluir que se trata de actos de violência contra as assembleias de voto e o pessoal de serviço."

Como a RM chega a essa conclusão de que se trata de violência a que o Presidente da Renamo se referiu? O líder da Renamo pode recorrer, pode levar o caso à outras instâncias do poder. Agora esse 'diablo' de que a Rádio Moçambique está ver só vé sozinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry