"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Novo pleito eleitoral melhor para a crise Zimbabwena


...reclama o Presidente Ian Khama que sejam supervisionadas pela comunidade internacional.

Foi anteontem que Khama, o único líder da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) que condenou aberta e publicamente em diversas ocasiões o Governo de Robert Mugabe, acusando-o de violações dos direitos humanos e de manipular os resultados eleitorais, disse perante o Parlamento do Botswana que “perante a ilegitimidade da segunda volta das presidenciais zimbabweanas, em Junho, não resta outra saída senão levar a efeito novas eleições”.

“Novas eleições promovidas e supervisionadas pela comunidade internacional são a única via para tirar o país do impasse e da crise política. Dessa forma evitar-se-ia uma repetição daquilo que aconteceu na segunda volta das presidenciais, que não foi justa nem livre, mas, ao invés, caracterizada pela violência e pela intimidação”, salientou o presidente do Botswana no discurso sobre o Estado da Nação.

Ian Khama insistiu na ideia de que “deveria ser inaceitável que partidos no poder manipulem os resultados eleitorais para se manterem no poder, uma vez que isso é mau para a democracia no continente africano em geral”.

O candidato da oposição, Morgan Tsvangirai, foi o mais votado na primeira volta das eleições de 29 de Março, mas desistiu de disputar a segunda volta, alegando que a violência das forças de segurança e dos agentes do partido no poder (a ZANU-FP) contra as populações suspeitas de terem votado no MDC na primeira volta inviabilizavam um escrutínio livre.

Fonte Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry