"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 4 de julho de 2008

FRELIMO felicitou ZANU-FP pela vitória de Robert Mugabe


...Simplesmente indiscritível.




Maputo, 04 Jul (Lusa) - A FRELIMO, partido no poder em Moçambique, afirmou hoje em Maputo ter "congratulado na primeira oportunidade" a ZANU-FP pela vitória do seu candidato Robert Mugabe nas presidenciais zimbabueanas.

"Na primeira oportunidade congratulámos a ZANU-FP [pela vitória de Robert Mugabe na segunda volta das eleições presidenciais zimbabuenas]", disse hoje aos jornalistas o porta-voz da FRELIMO, Edson Macuácua, durante uma conferência de imprensa a propósito de uma reunião extraordinária desta força política, que será realizada na próxima semana.

Sobre as avaliações de diversos grupos de observadores internacionais, incluindo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que não consideraram as eleições livres e justas, Macuácua disse que as mesmas foram tomadas em conta pela FRELIMO, mas "não são vinculativas" para o partido.

Quanto à forma e data em que o partido no poder em Moçambique felicitou a ZANU-FP pela vitória de Mugabe, um gesto que, ao contrário do que é hábito, não foi tornado público, o porta-voz da FRELIMO foi evasivo: "Não interessa o meio, não é relevante para nós", afirmou.
O exército zimbabueano foi determinante no apoio às forças governamentais da FRELIMO durante o conflito contra a antiga guerrilha da RENAMO, hoje o maior partido da oposição em Moçambique, ajudando a estancar a progressão deste movimento no centro do país, por onde flui o comércio internacional do Zimbabué.

Por sua vez, a FRELIMO foi um aliado estratégico da guerrilha da ZANU-FP nos anos da luta pela independência da ex-Rodésia do Sul, actual Zimbabué.

Robert Mugabe e a maior parte da liderança da ZANU-FP dirigiram a luta de guerrilha contra a dominação colonial britânica a partir de Moçambique, o que levou a aviação da ex-Rodésia do sul a bombardear o território moçambicano em retaliação pelo apoio à causa da independência daquele país.

6 comentários:

  1. Ao que tudo indica a Frelimo felicitou Mugabe pela farsa eleitoral. Como um partido que diz que defende a causa democratica, como e' que nao diz aos Mocambicanos como de ser? E' preciso uma entrevista a um orgao estrangeiro de comunicasao social para ficamos a saber? Esta Frelimo!

    ResponderEliminar
  2. Primeira vez que visito este blog, interessante.
    Era de esprar que q Frelimo saudasse a ZANU pela vitória(???). Só um louco é que iria pensar que algum partido no poder na SADC não fizesse o mesmo.
    Mas neste país a oposição também é um autentico fracasso, não consegue mobilizar a sociedade para nada, não tem nenhuma visão sobre o Zimbabwe, limita-se apenas a criticar e reclamar sem fundamento.
    POR ISSO É QUE CONTINUAREI INFELIZMENTE A APOSTAR NESSA FRELIMO (QUE REMÉDIO!) ENQUANTO NÃO HOUVER UMA ALTERNATIVA CLARA.

    Simango
    Nairobi

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo comenta'rio. Posso dividir a sua ideia em dois. Se por um lado anda agastado com o que se passa no Zimbabue, acha que o MDC nao e' forca capaz, nem?

    Se, por outro, perante uma ausencia de alternativa, prefere sancionar o gesto da Frelimo, nao e'?

    Onde e' que nos deixa, senhor Simango com esta dualidade de opinioes?

    Espero seu pronunciamento, mas mais uma vez, obrigado pela visita ao blogue.

    Dede'

    ResponderEliminar
  4. Ups, senhor Simango, mais um um pedido, podia explorar ou elaborar especificamente sua reflexao em redor da aposta que faz "nessa Frelimo (que reme'dio!)?

    Gratos.

    Dede

    ResponderEliminar
  5. Eu disse que aquela visita do Emerson Mnangagwa tenha tido os objectivos de tracar fraudes no Zimbabwe. Aquele sorriso é sinal disso. Portanto, a Frelimo só me surpeendeu com o tal encontro e agora só prova-nos a sua colaboracão com o déspota Robert Mugabe e os seus militares.

    ResponderEliminar
  6. Coleguismo, camaradismo com olhos postos na savaguarda dos seus regimes e' o epipeto das orgias politicas engendradas pelos libertadores da patria.

    Alguem um dia dizia que pela Independencia ficamos eternamente agradecidos. Mas os tempos mudaram, as tacticas de ontem ja' nao servem para o mundo moderno de hoje.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry