"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Presença, senhor presidente!?


Tenho vindo a observar um vazio na actuação do nosso presidente da República nas diferentes vertentes da vida nacional e no foro internacional. Onde é que anda o nosso presidente afinal? Não tem presença, será por simples esforço de ser introverso? O cargo que lhe pesa à costas exige de si muita acutilãncia, muito empenho, muita retórica e muito pragamatismo político. Nada disto estamos a ver!

Pela negativa, só me lembro da sua intervenção tardia e enfadonha depois que o paíol de Madlhazine já tinha seifado a vida de centenas de cidadãos nossos, deixado viuvas e viuvos, criado um exercíto de crianças órfãs. Me lembro tenuemente da sua recorrente frase “cahora bassa já é nossa” mas não se deu a massada de nos dizer como é que é tão nossa assim. De longe procuro na imaginação que fez algumas ‘passeatas’ presidênciais, muito criticadas tanto pela Oposição como pela opinião pública de serem muito onerosas, pois não só movimentaram frotas de aviões e helicopetros, como também de viaturas e motorizadas numerosas, além do vasto número de agentes da sua segurança e ajudantes de campos.

No plano internacional nada ou pouco se sente a pujança e intervenção da nossa diplomacia por si dirigida. A mudança de pastas que houve no MNE de uma família amiga para outra família amiga não trouxe a lufada de ar fresco para aquelas lides. Foi preciso Dlhakama acordar o presidente do sono da diplomacia do silêncio (se é que existe mesmo) para tratar a questão zimbabuena. Vimos Tsagangirai vir a Maputo às expensas e apadrinhamento da Oposição. Onde já se viu isso? A situação agudiza-se, os vizinhos querem apoio; o nosso governo prefere acobardar-se, ganhando refúgio de não querer intervir nos assuntos internos do Zimbabúe. Então deixa que o moçambicanos expressem indignação à forma brutal e dispota como Mugabe governa a terra dos Mwenemutapas.

O calor dos debates no Egipto sobre o Zimbabúe passou à ilharga do nosso Presidente. Notou-se um presidente velho em ideias, sem presença de destacar entre os outros expivatados magistrados das nações presentes na cimeira de dois dias. Dos contactos mantidos poucos justificam os gastos do presidente nesta viagem ao Egipto. O que vemos e' uma tentativa do Noticias de amplificar o que se passou. Propunha que, ao invés do presidente persistir por viagens com custos fabulosos ao erário público que não logram atingir os objectivos esperados (para onde até leva, desnecessariamente, uma primeira dama que nem sei de percebe do que se está a falar nesses foruns internacionais), retraia-se e fique no país. Mande a Primeira Ministra, Luisa Diogo, ou o seu delfim, Aiuba Cuereineia (Ministro do Planeamento e Desenvolvimento). Pelo menos, o tio Dlhakas arrancou risadas e ovação em Paris, quando falou não há democracia só para a europeus e democracia só para os africanos, demonstrando capacidade natas de pensar fora da caixinha.
Foto NoticiasMaputo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry