"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 29 de julho de 2008

Bicicleta (4) - ‘Ciclista’ não veloz (continua a toada)



...das três mudança de velocidade que fez nenhuma a ajudou a cortar a meta.

Prossigo a série, e já pedalo na outra ‘gear’(mudança de velocidade). Para dizer que a velocidade com que entramos para uma administração de Guebuza sabendo, pelo menos deu para verificarmos três reduzidas. Prometeu-nos que ele (o PR) ia combater o ‘deixa-andar’, que confrontaria distemidamente a corrupção, e que ele era o homem da ‘mudança’ contra a pobreza em Moçambique. Se ele fosse um ‘ciclista’, verdadeiramente, cortava três vezes que engrenou as ‘forças de mudanças’ de velocidade para anunciar vitórias. Qual quê!
Ao invéz de nos brindar com sua demonstração de esforço concreto nessa direcção, ele e outros ciclistas do executivo preferiram abandonar a corrida contra o ‘deixa-andar’, da corrupção e do ‘enriquecimento absoluto’ não cortando deste modo a meta. A taça luminosa que vêem por aí de terem vencido uma corrida de ‘ciclismo’ é replica, não é real. Guebuza e outros ciclistas não ganharam; abandonaram a corrida ao meio, ou ganharam ‘queimando etapas’.
Mas ele disse que ganhou! Tem a taça (fake!). Os dinheiros e vastos interesses empresariais, a opulência cujos valores de ostentação provindos desta corrida de ciclismo não negam aos olhos de ninguém. Pairam desavergonhada e absolutamente. Será que ele vai devolver a taça como o fez a tristemente célebre Marion Jones (EUA) no atletismo que veio ao público dizer ‘sorry’, não consegui, vos envergonhei, redimindo-se dos seus erros? O que é, quiça, periclitante ao destino de nós todos, são os fitos cada vez pujantes e assustadores e maquiavélicos do ‘ciclista’ que se apegar a taça, mesmo com avisos contra a navegação de que não ganhou!
Será que a Frelimo se redimirá dos seus erros de governação, apontando com o dedo acusador o que está mal e premiando o bom trabalho? Nunca e nem dirá cheirinho sequer que seja durante as passeatas presidenciais do Maputo ao Rovuma , agora com a ‘ginga’ do ar para Tete. Foto Mulheres de Namarroi usando bicicleta para socorrer parturientes/St. Pauls United Church

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry