"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 31 de julho de 2008

SADC confrontada com a realidade



…adia uma cimeira do seu órgão dedicado às questões de política, defesa e segurança que devia ter tido lugar ontem em Luanda.

O clube da SADC deve ter atingido um nível mais baixo de inoperacionalidade quando José Eduardo do Santos (Zédu) se viu compelido a adiar uma cimeira para a capital angolana ontem, na qual o PR Armando Guebuza devia tomar parte.

Se bem que Zédu não tenha avançado a razão para esta desconvocação, tudo indica que isto tem a ver com a crise zimbabueana, cujas negociações em Pretória se encontram suspensas para alegadas consultas junto das respectivas lideranças em Harare.

Informações que circulam em Luanda avançam que “com alguns observadores a acreditarem na existência da falta de consenso para a sua realização ou então que as partes em negociação estariam perto de uma solução que seria atrapalhada pela reunião” (Noticias.31-07-08), não valeria a pena reunir o grupo de país responsáveis pela de política, defesa e segurança, a Suazilândia, Tanzânia encabeçada por Angola.

Entretanto, ontem o Botswana endureceu a sua posição face ao conflito, dando a conhecer que suspenderia a sua participação futura nos encontros da SADC a menos que haja solução da crise zimbabueana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry