"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 1 de julho de 2008

Dlhakama pensou alto!


…Não sei se a Frelimo vai se quer ouvir.




Fazendo ouvidos moucos ao pedido do última semana da LDH e do CEMO para os moçambicanos a manifestares pública e pacificamente o seu desagrado quanto ao que se está a passar com os irmãos do vizinho Zimbabwe, não é desta que a Frelimo, aliada natural Da Zanu-PF de Mugabe, que achará aconselhado o fecho da representação diplomática daquele país aqui no Maputo.


Há três questões que devem ser respondidas se a Frelimo é passível a tal acto, antes que tudo.

- Será que a Frelimo pode e deve desafiar Mugabe?

- Que ‘inteligência’ tem a Frelimo para intervir naquele questão, digamos se tomarmos em conta que Maputo possa usar a medida que Dlhakama propõe?

- Qual é a consequência dum regime em Harare contrário ao da Frelimo e, quiçá, demais apologistas da diplomacia silenciosa como o Thabo Mbeki?

Penso que cismando sobre possíveis respostas destas três questões, A Frelimo preferir que “a dona xica” e os demais moçambicanos “não falem política” nem devem se manifestar. Mas é em prol da Paz, que sentimos que a Frelimo não está interessada, face à vontade genuína do povo zimbabueano de livrar das garras muganinas. O povo fez a escolha certa na primeira volta da eleições, dando o mandato a Morgan Tsvangirai, ora escamoteida pela farsa da segunda volta. (x)

Foto MeuSerOgirinal/Ivone Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry