"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Bonifácio Gruveta Massamba, um corrupto e nepotista



...mesmo dentro da era samoriana.

Já lá vão os anos 80 e princípios de 90 que tive a ambilidade de ser vizinho do senhor Constança (chamavamos a ele sr. Duarte, lá na zona), por sinal o tio do então Governador da Zambézia e antigo combatente Bonifácio Gruveta Massamba.
Senhor Constança foi e continua a ser gente muito respeitada tanto na zona de Quelimane de onde é oriundo como na alta Zambézia, onde nutriu muias e boas amizades. A dona Constança, mãe dos Manuelinhos, George, Suzete e outros foi e continua a ser de um entuasiamo e trato fácil. Isto por um lado.
Por outro lado, onde é, verdadeiramente, para mim, as coisas se estragam é nas mão longas do seu sobrinho, Gruveta Massamba. À luz do dia, ninguém prevenido, a família Constança tem uma Mercedes Bens 16-21, de umas tantas toneladas por aí, que ia naquele tempo de fome aguda, transportando produtos (peixe e coco) de Quelimane ao distrito. Todos se indagavam da pobreza mas aparecer um com uma viatura tamanha, foi notícia de bradar os céus no Gurué! Afinal, ficou-se a saber que Bonifácio Gruveta Massamba é que tinha fornecido aquela viatura ao tio. Agora digam-me lá se a corrupção não teve lugar mesmo durante o período samoriano? Eu considero Massamba um indivíduo que graças às armas foi ao poder e levou o que pode para o seu benefício pessoal ilegalmente. E estas ilegalidades continuam impunes ainda hoje no derrube da Floresta zambeziana, com o grupo "Green Crown Group", que opera em sociedade com Cheng Kee Meng. Tem uma concessão aprovada em Lugela, que representa a maior parte da floresta que sobra da Zambézia. Este grupo tem boas conexoes com a chamada nova “elite” local, que vai Joaquim Chissano, a Bonifácio Gruveta Massamba, o entao governador da província.

Mapa CanaldeMozambique

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry