"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Carta do meu amigo Nelson no Chiveve, Beira (2)

O amigo Nelson vive no Chiveve, Beira, uma cidade, passe a publicidade, cujo traçado urbanístico deve ter sido na base de compasso e cerceas, com beleza e imponência do seu farol de Macuti (Foto Mocambique blogs) . Tal contrasta Maputo cujo planeamento urbano ter-se-á fundado na régua e esquadro. Fascinante, não é? Leia então a seguir a resposta (2) da minha carta (3) ao Nelson.
Não quis deixar que a divida se acumulasse de novo como doutra vez. Tenho ainda hoje que escrever para Mariazinha e não posso deixar para depois a obrigação de te responder.

De saúde física estou bem. Muito bem. A saúde emocional essa é que parece não muito "boa" estou num processo de mudanças profundas que mexem muito comigo. Prometo mandar-te um email com um pouco mais sobre isso. Vou aqui apenas dar um toque nas questões que expões.

Democracia em Africa, para mim ainda é uma miragem. Temos muito que aprender, embora haja quem diga que africanos sempre foram democráticos mesmo antes do colonialismo. Não sei se falam da mesma democracia.O caso Mugabe é apenas um exemplo. Eu esperava muito mais dessa cimeira Dede. Esperava muito mesmo. Que se tomassem medidas firmes contra Mugabe mas infelizmente nada disso aconteceu.
Quanto aos exames no estilo " Multiple Choice" ai é que os famosos "cura tudo"como Dr. Serra os chama, esses doutores da medicina tradicional que polulam em anúncios dos nossos jornais vão realmente ajudar a quem quiser, passar exames sem saber, fazer mestrado em 3 meses e por ai em diante. A técnica foi testada sim. Todas elas são testadas. Quem as testou e quais foram os resultados isso é que nunca ficamos a saber. O novo currículo do ensino primário e as famosas "passagens automáticas" foi tudo testado, houveram consultorias chorudas e suas respectivas comissões no assunto.

Dede minha atenção nessa semana ficou virada para o caso Albano Silva. A sentença lida foi surpresa para muitos. Há quem esperava que mais uma vez se conseguísse ludibriar o sistema e pó-lo vergadissimo a interesses obscuros. Agora estamos ai com esses homens que por longos 8 anos andaram aprisionados. Para mim isso é um mau sinal para o sistema todo. Se temos advogados como Albano Silva sem ética nenhuma e capaz de inventar um atentado, temos uma policia como a que temos que não foi capaz de investigar seria e atempadamente o caso. Temos um misterio publico como o que temos que muito não fez ao longo desses 8 anos. E agora Dede? Voltamos ou não aos casos anteriores que estão intrinsecamente ligados a esse? Voltamos ao caso dos 144 milhões de dólares? Ao caso do assassinato do jornalista Carlos Cardoso?

Dede nao deixes de ler no Savana a entrevista de Jorge Rebelo. Note-lhe a forma como olha para as "coisas da casa", as diferenças com o pensar dos "outros". Deixei uma postagem sobre Azagaia e os académicos. Dede assiste um debate num dos blogs desses nossos grandes académicos e me surpreendi como as "paixões" estavam presentes.

Ate que nos encontremos de novo, deixo-te um grande abraço.

Nelson

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry