"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Será que Hama Thai tem razão?

Pelo teor e relacionamento ao que foi descutido nas postagens anteriores sobre o assunto, com a devida venia e agradecimentos ao Manuel Araujo, vai o seu artigo:
Li com alguma incredulidade a entrevista do General Hama Thai na última edição do Magazine Independente! Entre cepticismo, e incredulidade foram navegando e passeando pela minha mente várias ideias e cenários! O que é que levará aquele veterano da luta armada de libertação nacional a dizer uma asneira daquele tamanho? Estaria ele na altura da entrevista ébrio como o Jovem Secretario Geral da OJM que apareceu nos estúdios da RM nesse estado? Estaria o General no perfeito comando dos seus seis sentidos? Seria frustração pela conduta dos seus filhos e quiçá dos filhos dos seus correligionários?
De facto há algum tempo tenho vindo a verificar que nas hostes do partido no poder reina um medo gritante pois os mais velhos não souberam preparar os seus filhos para os renderem na hora do adeus! Vejam onde andam os filhos de muitos históricos! Como diria o bom do mediático Venâncio Mondlane, pareceu-me que o velho General com ambições presidencialistas, sofre do sindroma de proximidade! Desabafou e disse aquilo que todos nós sabemos! Que a Frelimo está aflita porque não sabe a quem entregar o poder! Ou seja ao longo dos mais de 30 anos de independência nacional a FRELIMO não foi capaz de criar uma massa juvenil pensante! Compare a OJM com a Liga da Juventude do ANC!
A geração dos Katuphas, Matusses, Chilundos, Muteias não soube unir-se o suficiente para tomar conta do poder! A geração do Edson Macuacua é aquela que conhecemos e que desceu tão baixo que tem como porta-vozes os manos E. M e A.B! Isto é, o ponto mais baixo da nossa intelectualidade! Eu até entendo a frustração do General! Deve ser mesmo frustrante plantar tanto, durante tantos anos para no fim colher milho da quinta categoria! Aconteceu com Mugabe, e certamente acontecerá em Moçambique! Quando chegar a hora da passagem do testemunho apenas aparecerão medíocres, capazes de vender o país ao preço de banana!
O que é que se espera de uma organização juvenil que tem à sua cabeça um jovem que aparece a debates ébrio? O Secretario Geral de uma organização é o seu expoente! Deve ser o espelho, o símbolo da organização! Ele é que é a cara interna e no exterior da organização! Ele representa a organização dentro e fora do país! Como pode cometer tanta irresponsabilidade? Sinto pena do General! Coitado! Não gostaria de estar na pele dele! Mas também acho que está de parabéns o General por ter tido a coragem de dizer aquilo que todo o mundo sabia, mas que ninguém ousava dizer! Que o Rei Vai Nu! Ou seja que a Frelimo não tem sucessores! Não preparou ninguém para continuar na tal renovação!
O único senão deve ter sido a gaffe do meu mui amigo Lourenço Jossias, que se esqueceu de propósito ou não, de colocar Frelimo entre as palavras Jovem e podem, pois ai a frase do General teria mais sentido e passaria a ter a seguinte formulação: Jovens da Frelimo podem vender o pais! Aí sim General a frase encaixaria como uma luva nas mãos de uma princesa nórdica! ou macua! Bom diga-se de passagem: se é que ainda restou algo por vender no meu país e que valha algo! E mais não disse! Bayete General!
(Manuel de Araújo – deputado da Assembleia da República pela Bancada da Renamo) (x) Artigo extraido no Canal de Mocambique

Aqui vai um artigo relacionado cuja postagem titula: Representante da OJM comparece ébrio no programa “linha directa” da RM ontem

5 comentários:

  1. Posto um comentário que efectuei no Moçambique para Todos, a propósito.

    PEQUENOS DETALHES / PORMENORES

    Escreve, a dado passo, Manuel de Araújo – deputado da Assembleia da República pela Bancada da Renamo:

    “O único senão deve ter sido a 'gaffe' do meu mui amigo Lourenço Jossias, que se esqueceu
    de propósito
    ou não,
    de colocar Frelimo entre as palavras
    'Jovem' e 'podem',
    pois aí a frase do General teria mais sentido e passaria a ter a seguinte formulação:

    “Jovens da Frelimo podem vender o país.”

    Aí sim General, a frase encaixaria como uma luva nas mãos de uma princesa nórdica! ou macua!”

    Tenho resistido, e de que maneira, glosar o mote do Sr. General.
    Mas neste parágrafo específico, Manuel Araújo, apela à atenção dos leitores para um pequeno pormenor, que faz uma enorme, uma grande diferença.

    Porque, de facto, dizer:

    - Os jovens podem vender o País.
    Aqui seriam TODOS os jovens de Moçambique implicados. TODOS.

    É muito diferente de dizer:

    - “Os jovens da Frelimo podem vender o País”.

    Aqui, sim, seriam os jovens da Frelimo, os filhos dos “sobas” da Frelimo, os “herdeiros” dos detentores do poder, e só esses.

    Manuel Araújo faz bem. Esclarece.

    Mas também não há grandes dúvidas.

    É mesmo aos JOVENS FRELIMO que o Sr. General se refere, e pensa.

    Se a Frelimo nunca pensou nos outros, nunca dividiu com os outros, nunca participou com os outros, nunca dialogou com os outros, nunca convidou os outros, e

    Sempre comeu sozinha

    Qual é a dúvida, agora?

    O Sr. General está a falar para dentro da Frelimo, para os jovens da Frelimo.

    Os outros já foram dispensados, faz muito, muito tempo – 1974/1975.

    E não se pode estar em 2 lados ao mesmo tempo.

    É, ou não é?


    Posted by: umBhalane | 03-07-2008 at 10:10

    ResponderEliminar
  2. É umBhalane. Agradeção por este olhar crítico e inteligente ao artigo de Manuel Araújo.

    Aliás, Araújo discerne e bem os ‘alhos de bugalhos’ com verticalidade imponente, extravazando até a sua costela fraca de ser membro da Renamo, para apelar a moçambicanidade.

    Olho, como tu, o presente estado de coisas dentro do partidão, no mesmo diapasão.

    A menos que o partidão, e seus principais responsáveis mudem o seu modus vivendi e operandus, continuarão como uma ‘turba’ sentada e’ou ajoalhada a espera dos seus dias chegar para ser consumida toda pela combustão, sem ‘rastos nem astros’ (seus filhos) ficaram para continuar a estória e cuidar dos seus negócios que não param de crescer expiralmente à olhos vistos.

    ResponderEliminar
  3. Rectificacao:
    Onde digo:
    sem ‘rastos nem astros’ (seus filhos) ficaram para continuar a estória e cuidar dos seus negócios que não param de crescer expiralmente à olhos vistos.

    Digo:

    'sem rastos nem astros’ ficarem para seus filhos)continuarem a estória e cuidar dos seus negócios que não param de crescer expiralmente à olhos vistos.

    ResponderEliminar
  4. Eu não duvido que há que Hama Thai não fala Eduardo Namburete ou Daviz Simango, por exemplo.

    Quando é azedo se distribue para os todos mocambicanos e quando é doce é só com os frelimianos?

    ResponderEliminar
  5. Afinal nao sao muitos que chegar a General. Formal ou informalmente, um pronunciamento de um do quilate do senhor Hama Thai nao so'suscita atencao a sociedade como tambem na propria Frelimo.

    Veja, infelizmente, os jovens da Frelimo, como o Basilio Muhate (BM) estao a perder a oportunidade soberana para dizer os seus 'cotas' que e' chegado o momento de lhes ultrajar em publico. Poucos sao os que se ousam rebater, preferindo uma timida corroboracao das conviccoes deste general, do cariz do senhor BM.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry