"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 8 de julho de 2008

Carta ao meu amigo Nelson no Chiveve, Beira (4)


Caro Nelson,

Quero, primeiro, dizer que é complicado abstrai-se da realidade que me rodeia, sem falar da minha percepção, opinião e até as sugestões que eu possa ter para mudar o que vejo para o melhor. Julgo ser o que têm sido os teus dias aí no Chiveve também. De saúde eu vou bem, mas preparado para esta realidade que acabei de mencionar.

Tendo lido e relido a carta ‘relâmpago’ que me fizeste, fiquei com a impressão que o programa que assitiste, sei lá se foi radiofónico ou televisivo, intitulado “ponto de vista”, deve ter criado muita cisma e uma onda reactiva em ti. A medida que a li e re-li, pode notar que haviam palavras subentendida. Palavras essas expressas num ar de indignação mas encondidas nas entrelinhas.

Dizer que esta é a ‘democracia moribunda’ que temos já, por me referi numa das postagens recentes no meu blogue. O búsilis da questão reside no facto de haver uns, que à dispeito da sua vida de lorde, aparecem nos nossos meios de comunicação a dizer precisamente o contrário que muitos de nós gostariamos ouvir. O jovem Eduardo Namburete (MP-Renamo), como dos poucos que usam da sua sanidade intelectual, foi, quiça, minoria nesse programa. Minoria que afinal representa muitos de nós. Minoria que representa os moçambicanos ‘fartos’ do ‘status quo’ que teima prevalecer.

Dizia que teima prevalecer, apesar das convicções do veterano (de facto) membro da Frelimo, Jorge Robelo (JR), terem sido conhecidas e não rebatidas pelos correlegionários seus. Aliás, Nelson, fui ler o ‘Savana’ para me aperceber melhos do que de facto o ‘cota’ estava exprimindo. Na verdade, há uma borbulha pugenta no seio dos camaradas.

Do mesmo modo, como o JAC e a senhora JM vieram ao público dar conta da morte de ECM numa da casas lá da Praia de Dar-es-salaam, Tanzania (suspeitando-se de ter estado envolvido em orgias sexuais na casa de uma tal ex-secretária sua, Betty King e nao nos escritorios da Frelimo) no longícuo ano de 1969, não me admira o facto de ele (JR) ter dado voz aquilo que muitos de nós sabiamos: Que na Frelimo há de facto divisões. Há grupos (informais e formais) que operam à volta de certas personalidades do batuque e do tambor.

Nelson, não me admirou ler o Tenente-Coronel, ou seja o General António Hama Thai dizer que jovens da OJM não têm lugar nos lugares cimeiros do partidão, os quais acusa de tender para a venda deste Moçambique inteiro à olhos vistos. Se o general alimenta medos desta natureza, não restam dúvidas a ninguém que seja um pronúncio de uma ‘guerra intestinal’ que se instalou dentro da Frelimo, sendo perigosa por estar a ouvir de um militar que é actor no processo. E a Frelimo que sempre aprego o velho dito de que “não lava roupa suja em público, desta vez fez precisamente o contrário dos seus ditames.

Por outro lado Nelson, a dicotomia combustíveis-fome foi notícia nesta semana. Mesmo as nações mais ricas do mundo andam preocupadas a avaliar pelo communiqué da cimeira do G8 no Tóquio, Japão. Nelson, ao que parecen não encontram a equação certa para a solução deste problema imediatamente. Só que, os que dizem que ‘estamos a trabalhr’, depois de se desfazerem do discursos triunfalistas com a jatrofa (bio-combustíveis), agora estão de olhos postos no gás, como se de alternativa para mover veículos e mais. Esqueceram, no entanto, de nos dizer como, nós os pobres, vamos ter aceso aos alimentos básicos que já vão a preços proibitivos, nos próximos tempos.

Não quero terminar com esta missiva Nelson sem me referir a ti. Com o advento da sua ida ao acampamento do Parque Nacional de Gorongosa, o notícias ‘bombeiou’ para cá fora vários apontamentos que destacam o projecto PNG com apoio da Fundação Carr. Destaque especial é dado ao capitulo de repovoamento das espécies. Se não estou em erro, fala-se de mais de 500 variedades lá se encontram. Era bom ter ‘recortes’ sobre isto sempre contigo. Porque, Nelson, esse acervo pode ajudar-te a ter imagem completa do PNG e capitalizá-la com novo conhecimento. Cuide e cuide-se da fauna brávia. Espero notícias tuas.

Abraço forte!

Teu Dedé

PS: Nelson, o G8 acaba de considerer o regime de Roberto Mugabe como sendo ilegitimo. Terás alguma informação sobre como é que caiu nas bases da Frelimo a declaração de apoio a Zanu-PF quanto à farsa eleitoral recente que permitiu o aceso de Mugabe a novo mandato de 5 anos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry