"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Bicicleta (6) - “Revolução verde” em Nampula : Bicicleta limita assistência a camponeses*



...Segundo Mouzinho de Albuquerque em artigo do primeiro plano do Jornal Noticias de Maputo, de hoje.


Sendo que “as distâncias que temos que percorrer na transmissão das novas tecnologias agrícolas aos camponeses são grandes e as bicicletas não são meios de transporte adequados para isso. É uma situação que afecta particularmente aos extensionistas da rede pública.
Os que trabalham nas organizações não-governamentais ou empresas privadas não têm falta de transporte”, desabafou o extensionista e supervisor da rede agricola de Namialo em Meconta, Joaquim Sousa.

Ele acrescentou que a se deslocar de bicicleta de uma comunidade para outra, onde se encontra afecto um extensionista, tem sido um autêntico martírio em virtude da maior parte das visas de acesso nas zonas rurais da província encontrarem-se em péssimas condições de transitabilidade.
Muitos camponeses da região de Minhari encontram-se neste momento envolvidos na implementação do processo de combate ao fenómeno de podridão radicular da mandioca, através do fomento de espécies do tubérculo resistentes à doença. É uma tarefa que conta com o envolvimento de extensionistas que disponibilizam e informam aos camponeses as formas correctas de plantio e de consumo. Confira os desenvolvimentos desta historia neste elo. Foto Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry