"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

MEC aponta desafios para melhoria do ensino

REFORÇAR os mecanismos de formação e capacitação de professores e gestores dos programas da educação constituem, entre outros pontos, o principal objectivo do Ministério da Educação e Cultura com vista à melhoria da qualidade de ensino no país, segundo indicações deixadas fim-de-semana em Angónia, Tete, pelo ministro Aires Ali. O governante, que falava no final do III Conselho Coordenador do sector, explicou que os desafios da qualidade exigem uma intervenção de todos nós, tudo com intuito de assegurar, igualmente, uma melhor integração regional do nosso país na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

"Temos que concorrer em pé de igualdade com os restantes membros da região. Neste processo de construção de uma comunidade regional dos povos da Africa Austral, temos que fazer de tudo para não ficarmos atrás, procurando mostrar o nosso real potencial. É nossa função participar com frontalidade no resgate da auto-estima dos moçambicanos, começando pela restauração da autoconfiança, na capacidade de aprender, de fazer e fazer bem, criar oportunidades, reconhecer vantagens onde parecem primar apenas constrangimentos. A integração regional exige novas posturas e novas atitudes sobre a função do ensino superior e como se relaciona com os níveis inferiores da Educação" disse Aires Ali.

Por outro lado, o ministro exortou os quadros do seu pelouro para reprogramarem as acções com o objectivo de resolver problemas e promover a qualidade da educação, aproveitando, sobretudo, os recursos a disposição.

"Com professores motivados, não há obstáculos insuperáveis, pelo que não faz sentido que continuemos a trabalhar distantes dos professores  e dos seus reais problemas de vida e de trabalho, para assegurar níveis de realização à altura da expectativa social. Isto exige, imaginação, criatividade, audácia e cumplicidades entre nós. Capitalizemos os ganhos registados no pagamento atempado dos salários, na distribuição do livro escolar, no apoio directo às escolas, na construção acelerada de salas de aulas a custos controlados", apontou.

Aires Ali sublinhou ainda a necessidade de se promover o diálogo com os parceiros, bem como envolvendo a sociedade para a resolução dos problemas do sector. A transformação curricular e formação dos professores e dos gestores escolares, consolidação dos sinais encorajadores da produção escolar e na valorização do nhau, da timbila, da Ilha de Moçambique, declarados património da humanidade pela UNESCO devem, na sua óptica, estar sempre no relacionamento quotidiano.

O terceiro Conselho Coordenador do Ministério da Educação e Cultura, que decorreu recentemente na vila Ulónguè, em Angónia, congratulou a província de Nampula pelo sucesso alcançado no programa de construção acelerada de salas de aulas, por ser bastante eloquente e persuasiva para dissipar todas as dúvidas, hesitações e inquietações à volta da implementação da estratégia definida pelo ministério para este programa de promoção do acesso à Educação e à Cultura.

 

Fonte: NOTÍCIAS 

 M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Luggage? GPS? Comic books?
Check out fitting gifts for grads at Yahoo! Search.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry