"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Eng. Simango motivo de “apetites, voos e ameaças” à Renamo?

…Escreve o “Reflectindo” hoje.
Numa série que subtitula focus 1, o Refectindo carrega a fundo o acelerador das suas inquientações sobre aspectos das vivências e conivências no seio da familia renamia, que culminou com a expulsão do Eng. Daviz Simango do partido.
“Quando me chegou a quimérica informação sobre a decisão da liderança da Renamo de preterir Daviz Simango para candidato à edil da Beira, experimentei uns estonteantes rodopios antes de ligar já abalado de intermináveis tonturas a um amigo (já algures mencionado dentro deste espaço) que na altura se encontrava em Palma, na província de Cabo Delgado. Agreste e sagosa, minha voz deu foz ao sucedido dando-o a conhecer a triste notícia. O amigo interrogou-se, primeiro, se Afonso Dhlakama decidira por velhice, ou por um outro motivo que facilitasse a vitória muito facilitada ao adversário político, a Frelimo. E que foi motivo e apetites para sua inusitada satisfação.” Seria até de perguntar para quê se tal é o modus vivendis na Frelimo também.
O “Reflectindo” deu mostras de não conformação com a situação quando “apostado a não dar cavacos ao dito zombeteiro, [perguntou] ao meu amigo, se neste caso ele não podia pensar como cidadão. Pensar primeiro pelo bem da nação. Pensar como cidadão, não é apenas a servidão ao poder, ao status quo. Pensar como cidadão extravassa os labirintos períscos das organizações partidárias, e desemboca na nação, aquela que nos compele a ser cidadãos e sua parte activa.” E dizia, a seu ver, “essa devia ser a posição do meu amigo que, ao invés, optou, convenientemente mudar de conversa.”
Para dizer que, pode haver alegria visível no seio da Frelimo para o que se está passar dentro da Renamo. Mas o jogo da destruição do tecido democrático é o jogo da auto-destruição. É um jogo arquitectado de dentro para fora para afastar os que se são etiquetados de “intelectuais”, nos discursos suaves, como os proferidos durante o Conselho Nacional da Renamo, como que a dizer que Eng. Simango em quem provocou a sua própria expulsão. Daí que, e por isso mesmo, pode estabelecer um paralelismo ao que Reflectindo remata no focus 1, sinalizando que “para quem se interessa na análise discursiva ou simplesmente reflecte sobre discursos, tem na atitude do meu amigo uma boa matéria para tirar ilasões. Todos, independemente do nível de escolaridade, podemos muito bem reflectir sobre a retórica discursiva relativa à (re)candidatura de Daviz Simango a edil da Beira”, bem assim da magoas que deixa dos que apostam na ditadura, como seu veículo de afirmação e “omnipresença”.
Foto OficinadeSociologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry