"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Maputando o melhor edil da África Austral

O “Maputando” do jornal notícias de hoje faz uma abordagem estufecta da forma como Daviz Simango foi preterido pela Renamo na Beira a favor de Manuel Pereira ao bradar “lá se foi o melhor edil da África Austral”(!). E diz, “saber esperar é uma boa virtude. Há-de se verificar que este adágio se aplicaria em muitas vertentes, mas desta vez vamo-nos debruçar em relação ao que à política diz respeito.

Quis a Renamo, alegadamente por via das suas bases, que servisse de exemplo para que pela forma menos honrosa servisse de pretexto para a nossa fabulância de hoje, infelizmente mesmo.
É que para nós a Renamo é nada mais nada menos do que aquele tipo de partido que não se importa de deixar todo o seu prestígio cair no melhor - quiçá esbranquiçado - pano que se lhe reconhece no mundo dos têxteis.

O que mais nos intranquiliza é o facto de um partido que se assume como alternativa credível confundir a possibilidade de avaliação das pessoas só por simples actos baixíssimos que comete. É incrível ter de engolir.

A Renamo, que há cerca de cinco anos havia causado espanto a muitos pelo facto de ter conquistado a gestão de alguns municípios, sem apelo nem agravo é capaz de deixar tudo a perder só por falta de prudência. Realmente, muitos de nós continuaremos a ter muitas razões para não deixar de acreditar em quem é possível crer.

Que alternativa é essa que de bandeja é capaz de fazer tudo por tudo para perder? Há coisas que não se podem engolir, sobretudo quando se admite que venha de um partido político como é o caso da Renamo.

Se a imagem de Daviz Simango, legitimamente eleito melhor edil da África Austral, não contribuir para conferir alguma imagem notável da “perdiz”, então a Renamo não deve ser uma espécie de viatura descomandada.

Como é que no seio do partido que se diz alternativa não haja uma espécie de comité de verificação para evitar que cerca de cinco anos depois se descubra que Simango, o Daviz clarifique-se, não é da Renamo, mas sim de uma outra formação partidária? Por favor, um homem que se empenhou para não só fazer a sua imagem mas também tirar a Renamo do abismo, é capaz de ser tratado como se fosse da mais desgostosa oposição?

Com esta sua mais recente e surpreendente atitude, a Renamo arrisca-se a muitas coisas desagradáveis, eventualmente com reflexos para as legislativas do próximo ano, dado que de presidenciais é bom esquecer.

A Renamo, como diria alguém, está carente de um comando, de “guias” que lhe possam levar a bons e credíveis caminhos. Que deixasse de ser uma pouca vergonha, doendo o facto de ter muita gente a ser arrastada.

Não estamos a dizer que Simango é o homem certo para a Beira ou qualquer coisa parecida com isso, mas o que se deve entender é que dói ver a ignorância espelhada na sua máxima expressão.
Se o problema de tanta “palhaçada” na Renamo tem a ver com os comandos então algo não deve estar bem e recomenda-se necessário diagnóstico.” Foto CMB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry