"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Religiões: Executivo moçambicano não discrimina - reconhece Washington

O DEPARTAMENTO de Estado norte-americano considera que o Governo de Moçambique não favorece nenhuma religião em particular, adiantando contudo que os líderes muçulmanos e jornalistas referem uma alegada discriminação contra a comunidade islâmica, incluindo por não estarem adequadamente representados na Assembleia da República e nos gabinetes governamentais.
Maputo, Terça-Feira, 23 de Novembro de 2010:: Notícias
O documento nota, a propósito, que o presidente Armando Guebuza nomeou, em Fevereiro deste ano, Aires Ali para o cargo de primeiro-ministro. Estas referências sobre Moçambique vem contidas num documento elaborado sob os auspícios do Secretário de Estado Assistente para Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, Michael Posner.


Na edição de 2010 deste estudo não se faz referência a alterações no que toca ao respeito pela liberdade religiosa nos chamados PALOP’(Países Africanos de Lingua Portuguesa), onde existe liberdade religiosa e não há presos consciência religiosa, muito embora se registem algumas referências que merecem destaque.
No caso particular de Angola, o relatório do Departamento de Estado americano refere ter havido queixas isoladas de abusos sociais ou de discriminação baseadas na afiliação, na crença ou na prática religiosa.
Referindo-se ainda a Angola, o documento nota haver atitudes em relação ao Islão que são geralmente negativas, adiantando que representantes partidários, bem como académicos e líderes religiosos, citam diferenças culturais entre os cidadãos nativos e os emigrantes muçulmanos oeste-africanos.
No tocante aos restantes países dos PALOP, nomeadamente a Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe não há notícia de violações à liberdade religiosa. De referir, no entanto, que o relatório do Departamento de Estado americano nota que, em Cabo Verde, a Igreja Católica goza de um estatuto privilegiado, onde, apesar de não a religião oficial do Estado, o governo lhe proporciona tempo de antena na televisão para os seus serviços religiosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry