"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bancos dos EUA fecham contas angolanas


BANCOS americanos encerraram contas da embaixada de Angola e de representações diplomáticas de outros 36 países. O incidente está a causar mal-estar entre Washington e Luanda: o encarregado de negócios americano em Luanda foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Maputo, Segunda-Feira, 15 de Novembro de 2010:: Notícias

A embaixada angolana está sem dinheiro para pagar salários e foram adiadas as celebrações do Dia da Independência. Estão em curso contactos intensos entre os governos de Angola e dos Estados Unidos para solucionar o problema.
Em Luanda, o encarregado de negócios dos EUA já foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores duas vezes, para o que foi descrito à VOA como reuniões difíceis.
A porta-voz do Departamento de Estado para África, Hillary Renner, sem falar especificamente de Angola, disse à VOA que o Governo americano está a tentar resolver um problema de ameaça de cessação ou cessação de serviços bancários a missões diplomática de vários países.
“Já contactamos algumas missões diplomáticas afectadas e estamos a examinar opções para ultrapassar a situação”, disse Renner, prosseguindo, “ainda estamos a tentar determinar quais possam ser essas opções e esperamos que as missões diplomáticas rapidamente obtenham serviços junto de outros bancos”.

EUA bloqueiam contas da ANIP e da Embaixada angolana em Washington

Escrito por Club-k.net
O Departamento do Tesouro do governo norte americano iniciou um processo que o levará a encerrar as contas bancárias da Agência Nacional de Investimento (ANIP) e da Embaixada angolana em Washington, no próximo dia 9 de Outubro, caso as autoridades angolanas não esclareçam as solicitações que lhe foram endereçadas, a cerca de duvidosas transferências monetárias em bancos americanos.
A medida do governo norte americano é associada a transações monetárias “pouco claras” efectuadas pelas autoridades angolanas cujo ponto de hibernação envolve o caso de um ex-governador do BNA, Aguinaldo Jaime, que em 2002 tentou transferir 50 milhões de dólares, de uma conta do BNA no Citibank em Londres para uma conta de um amigo togolês residente na Califórnia. Não obstante, o caso ter sido alvo de discussão no senado norte-americano, o governo americano instou as autoridades angolanas a explicar os motivos e os propósitos das transferências.
De acordo com o que o Club-k.net, apurou, Luanda não respondeu e o Departamento do Tesouro iniciou o processo de encerramento da conta da ANIP, no Citibank e a da missão diplomática angolana no banco HSBC. Ambas a instituições (Embaixada e ANIP) foram informadas por cartas pelo que se desconhece a reacção das mesmas. Há conhecimento de que o Gabinete do DG do Serviço de Inteligência Externa de Angola, Oliveira Sango teria conhecimento de dados mas que carecem de elementos de precisão.
De lembrar que num relatório de sete páginas, datado de 18 de Março, a que o Club-k.net, teve acesso, o Departamento do Tesouro reclama que Angola não esta a comprometer-se com as normas do corpo de branqueamento de capitais e luta contra o financiamento do terrorismo, vulgo AML/CFT (Anti-money laundering and combating the financing of terrorism).
O documento informa que o governo angolano não tem respondido aos pedidos do Grupo de Acção Financeira, vulgo The Financial Action Task Force – FATF que é o padrão global para definição do corpo de branqueamento de capitais e luta contra o financiamento do terrorismo. Há cerca de 6 anos atrás, o Banco HSBC já havia reclamado a cerca de transferências de “altas” somas não declaradas que entravam na conta da embaixada de Angola em Washington.
As reclamações do HSBC coincidiam, numa altura em que o então Director dos Serviços de Inteligência Externa, Fernando Miala teria ordenado a transferência de valores a conta da embaixada que seriam, posteriormente canalizadas em beneficio de José Paulino dos Santos “Zedu”, filho do PR angolano. Imagem de Angola afectada com denuncias de corrupção A imagem de Angola no exterior tem sido prejudicada com o crescente registro de caso de corrupção.
A Transparency International coloca Angola como 19 dos países mais corruptos do Mundo. Na semana passado saiu no principal jornal da Noruega (Aftenposten), e no da Bélgica (Dewereldmorgen), noticias baseadas num relatório de autoria do jornalista Rafael Marques denunciado casos de corrupção e trafico de influencia envolvendo figuras do gabinete do Presidente José Eduardo dos Santos.
@VERDADE – 26.08.2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry