"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Rousseff eleita presidente do Brasil

Dilma Roussef, PR brasileira

Maputo (Canalmoz) - A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, indicada pelo cessante presidente brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva para lhe suceder, saiu vitoriosa na segunda volta das eleicoes brasileiras, realizada ontem. Quando tinham sido apurados 98% dos cerca de 130 milhões de votos, as contagens davam uma vitória de aproximadamente 56% à candidata Petista, contra 44% do candidato do Partido da Social Democracia do Brasil, José Serra.
O anúncio da vitória de Dilma foi feito às 20H04 de Brasília, 00H04 de Maputo, pelo presidente do Tribunal Supremo Eleitoral, Ricardo Lewandowski. Ainda segundo Lewandowski, a abstenção dos eleitores foi de 21,18 por cento.[Segundo a RM, Dilma escolheu Mocambique como sua primeiva visita fora do Brasil]
Dilma é a primeira mulher a ser eleita Presidente no Brasil.
Lula da Silva vai ser sucedido no Palácio da Alvorada pela pessoa em que ele próprio apostou.
Dilma é considerada por muitos analistas seguidora das políticas de Lula.
A nova presidente da República Federativa do Brasil é economista. Foi ministra-chefe da Casa Civil de Lula da Silva, entre Junho de 2005 e Março deste ano. Foi antes ministra de Minas e Energia, entre Janeiro de 2003 e Junho de 2005. Durante a ditadura militar brasileira, Dilma era considerada uma dissidente. Foi presa, torturada e teve os direitos políticos caçados por 18 anos.
(Borges Nhamirre)

2010-11-01 06:14:00

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry