"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Relatório do Governo de Sofala sem consenso


O INÍCIO, na segunda-feira,  da apresentação seguida de debate do relatório-balanço das actividades realizadas pelo Governo Provincial de Sofala ao longo do 1º semestre do ano corrente,  foi caracterizado por alguma divergência de opiniões das duas principais bancadas, nomeadamente da Frelimo e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), com a primeira, que é maioritária, a defender que o documento devia ser aprovado com os devidos esclarecimentos, enquanto a outra alegava que a informação contida não tinha argumentos convincentes sobre o trabalho desenvolvido pelo Executivo,  pelo que não devia ser aprovado.
Maputo, Quarta-Feira, 18 de Agosto de 2010:: Notícias

O ponto que mereceu acesas discussões foi o informe sobre o Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo sete milhões de meticais. Segundo o Governo, no 1º semestre todo o valor disponível foi canalizado a todos os distritos num montante global de 94.9 millhões de meticais. Durante o referido período foi reembolsado apenas 1.9 milhão de meticais, perfazendo um valor acumulado de 10.92 milhões de meticais no período 2007 a 2009.
Outro aspecto que mereceu grandes debates  refere-se aos números, pois os membros do MDM queriam que o Executivo especificasse todos os pormenores por áreas, de modo a facilitar a sua percepção. Por exemplo, o Governo afirma no documento que foram planificados para este ano 19.711.091,69 contos e realizados no 1º semestre 11.473.363,98 contos, o que corresponde a 58,2 porcento. Aquela execução também significou um crescimento na ordem de 5,3 porcento em relação a 10.893.243,71 contos de igual período do ano passado.
A bancada do MDM chegou mesmo a pedir cinco minutos de intervalo para concertação de posições antes do início dos debates. Depois de terem retomado a sala, os membros desta formação política, nomeadamente Mouzinho Zacarias, Alberto Jossene, Muanansale José, Fernando Alberto e Amaro Figueira, intervieram para pedir alguns esclarecimentos ao Governo Provincial sobre a execução do seu plano de actividades, com destaque para os sete milhões.
Por seu turno, a bancada da Frelimo fez poucas intervenções, tendo o seu vice-chefe, Lourenço Magaço, sintetizado o sentimento dos seus correligionários,  afirmando não haver problemas para a aprovação do documento, mesmo reconhecendo haver necessidade de algumas correcções.
Sobre os sete milhões, António Gaudêncio, José Mauricio, Chigarire Manuel e André Madamua manifestaram a sua satisfação pelo facto deste fundo  estar a mudar a vida das populações nas zonas rurais. Apelaram para que o Governo continuasse com este programa, adoptando medidas que assegurem que os mutuários reembolsem com celeridade os valores a locados.
  • António Janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry