"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 6 de março de 2008

Comissão Municipal aprova 50 propostas de toponímia

A COMISSÃO Municipal de Toponímia, incorporando quadros do município e homens da arte cultural, aprovou, no segundo semestre de 2007, um total de 50 propostas de nomes para ruas, praças, pracetas e outros locais públicos na cidade de Maputo.

A informação foi revelada sexta-feira, em Maputo, durante a sessão extraordinária do Comité da Cidade do partido FRELIMO, no poder há 32 anos, que se reuniu para apreciar os avanços até aqui concretizados neste domínio.A cidade de Maputo possui uma extensa lista de locais que ainda ostentam toponímia do período colonial. Para contrariar esta tendência, a comissão minicipal recebeu, até finais do ano transacto, um total de 175 propostas. Deste número, 50 foram aprovadas, faltando apenas a sua implementação.Por outro lado, 43 vão continuar a ostentar os mesmos nomes, enquanto as restantes 82 já possuem propostas eleitas.
A título de exemplo, as ruas Henriques Tocha, João Querois, Viana de Carota, no Bairro Central A passam a chamar-se Lacerda de Almeida, Gabriel Simbine e Chico da Conceição, respectivamente. As ruas Eduardo Noronha, Fiado Almeida, Oliveira Martins e Tomás Ribeiro, no Bairro da “Coop”, passam a ostentar nomes de consagrados escritores da literatura moçambicana que são Aníbal Aleluia, João Campos, Carneiro Gonçalves e Sebastião Alba. Os nomes de entidades como Said Omar, Gito Baloi, João Dias e conjunto Jambo, personalidades da área radiofónica e musical, foram imortalizados nas ruas do Bairro da Malanga. Há ruas noutros bairros que também têm outros nomes.Eneas Comiche, Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), disse que a atribuição de nomes ligados à cultura, geografia, história e literatura às ruas, pracetas e outros locais públicos valoriza não só a identidade do povo moçambicano, mas rompe a longa relação com o passado colonial.“Temos que fazer alterações para que os nomes das nossas ruas, praças e pracetas tenham uma toponímia associada à nossa história”, disse Eneas Comiche, acrescentando que as áreas da cultura, geografia, história literatura têm nomes suficientes para o efeito. O edil de Maputo disse que no encontro a edilidade pretende auscultar a orientação do partido no poder, de forma a ter a proposta desejada da toponímia que será submetida ao Governo Central, para a respectiva aprovação. (J-Noticias/imagem encontrada aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry