"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 12 de abril de 2008

Frelimo a procura de Presidente?

Não constitui segredo para ninguém, que dentro da Frelimo, se acendeu fogo da dança de lugares desde que, por baixo de tapete, se disse ao Chissano para se ir embora, mesmo antes de ter cumprido um mandato inteiro que, com todo o direito que constitucionalmente, lhe assistia. Viu-se a dança dos presidenciáveis com nomes como o Dr. Helder Muteia concorrem ao tão cobiçado posto, de alto magistrado da nação. Viram-se, ademais, danças de ministros que 'a despeito da fragilidade governativa actual, foram movimentados ou excluídos mesmo do Gabinete do PR. Viu-se ainda que uma tendência, sem paralelo, de afinar a maquina dos outros poderes (judicial entre outros), com indicação de novos quadros para salvar Guebuza. Para o nosso espanto, em plena comemoração do dia sete Abril, dia OMM, se viu o encandear de um desses ‘fogos', de dentro e da Lagos Pereira, a dizer: ‘queremos que também as mulheres cheguem à presidente’. Tal e' o pronuncio de que o velho apanágio que ‘de tanto mexer os outros, acabamos mexendo a nós próprios’ vale.
Há, em boa verdade, os que no seio da Frelimo acreditam, que a Senhora Graça Machel tenha os olhos fixos na Ponta vermelha, a ser Presidente. Pese embora tal sentimento e opiniões seja feita circular nos círculos mais restritos e adentro, esperam ver que a viúva de Samora Machel ganhe rapidamente aos que ainda lhe são detractores de peso dentro da Frelimo. Ele tem presente que eles ainda se confundem com círculos retrogrados; ou seja, que foram uma causas reais da perca irreparáveis do seu marido, num acidente aéreo, na localidade sul africana de Mbuzini a 19 de Outubro de 1986 [A tal mao interna].
E mais, prevalece à idéia que Guebuza terá se assenhorado da Presidência, mas sem a preparação devida de estadista, para gerir coisa publica, cujo governo vai de baqueio am baqueio nas enumeras frentes governativas. Prevalece sim a idéia, e das menos esperadas, que ante um ascendente e de probabilidade de voto a favor da Renamo, [pelo menos mostram o desempenho desta no ano passado e as bem sucedidas intervenções para reverter inconstitucionalidades que Guebuza não viu na altura que ratificou e mandou publicar leis], quando estamos à boca das eleições locais e gerais, Guebuza precise de ser afastado e apostado numa figura mais carismatica, mais dominadora do dossier governativo, mais interventiva e com capacidade de mobilizacao de massas. O Miradouronline foi a procura e apresenta a lista das personalidades que podem reunir consenso no seio da Frelimo substituir Armando Guebuza:
Graça Machel – (foto 2 de cima para baixo) tem gabarito e experiência que pode levar a Frelimo a acalmar as populações do sul do país, que já começam a desalinhar-se dela em números assustadores; [chances de 1 para 10: 8]
Aires Ali – Confiado e batalhador incansável que pode ajudar a Frelimo a recuperar as fortunas perdidas no centro e norte; [chances 1 de para 10: 6]
Aiuba Cuereneia – pode ser escolhido por delfim de Guebuza representa maior tribo (macua-lomuwes) [chances de 1 para 10: 5,5]
Tomas Salomão – tecnocrata e conhecedor de dossiers de governo da Frelimo [chances de 1 para 10: 5];
Hélder Muteia – tecnocrata e necessário para dar especialidade e força a actividade governativa em intervenções de vulto, na área económica e social [chances de 1 para 10: 4].
Edson da Graca Macuácua - pode-se ver ‘ao acordar’ com uma mensagem no telemóvel, ou mesmo, uma chamada atraves do qual lhe ofereçam oportunidade de dirigir os ‘camaradas’ ao nível mais alto a partir da Ponta Vermelha. De resto é um servidor dedicado e abstraído, pelas questões que gravitam na geometria, que faz o poder da Frelimo hoje [chances de 1 para 10: 3].
Nota 1: Estas sao apenas ideias que podem ser ultrapassadas pela velocidade das mudancas que forem acontecendo. Mas ha' certeza que a Frelimo nao foi feliz com o Presidente que tem.
Nota 2: Fala-se agora da Presenca de Guebuza em Luzaka, mas pos o pais 'as escuras do que realmente vai contribuir para que o Zimbabwe saida do problema a que mergulhou. A crise zimbabwena se esta' a ter as suas vitimas directas, uma dessas vitimas e' Mocambique.
Nota 3: Os objectivos empresariais de Guebuza colidem com os objectivos de chefe do estado Guebuza. E isto tudo ocorre 'a luz do dia. Todo mundo assiste este conflito de interesses. Quem sai a perder?
Nota 4: Podem estar insatisfeitos ou boquiabertos do porque que o professor Mazula, o Dr. Mulembwe, o Dr. Machungo, e muitos outros nao estao na minha lista. Quem julta e' quem le^. Por isso, tudo esta' em aberto.

2 comentários:

  1. Acho que a Frel nalgum momento ficou distraida. Mas que Presidente, meu Deus!

    ResponderEliminar
  2. E' possivel o Sr/a anonimo. Mas porque dizes que a Frelimo andou distraida? Nao tiveram tempo de fazer uma escolha que fosse de alcance aos seus anseios? E' uma ideas: DISTRACAO, hum!

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry