
Há, em boa verdade, os que no seio da Frelimo acreditam, que a Senhora Graça Machel tenha os olhos fixos na Ponta vermelha, a ser Presidente. Pese embora tal sentimento e opiniões seja feita circular nos círculos mais restritos e adentro, esperam ver que a viúva de Samora Machel ganhe rapidamente aos que ainda lhe são detractores de peso dentro da Frelimo. Ele tem presente que eles ainda se confundem com círculos retrogrados; ou seja, que foram uma causas reais da perca irreparáveis do seu marido, num acidente aéreo, na localidade sul africana de Mbuzini a 19 de Outubro de 1986 [A tal mao interna].
E mais, prevalece à idéia que Guebuza terá se assenhorado da Presidência, mas sem a preparação devida de estadista, para gerir coisa publica, cujo governo vai de baqueio am baqueio nas enumeras frentes governativas. Prevalece sim a idéia, e das menos esperadas, que ante um ascendente e de probabilidade de voto a favor da Renamo, [pelo menos mostram o desempenho desta no ano passado e as bem sucedidas intervenções para reverter inconstitucionalidades que Guebuza não viu na altura que ratificou e mandou publicar leis], quando estamos à boca das eleições locais e gerais, Guebuza precise de ser afastado e apostado numa figura mais carismat
Graça Machel – (foto 2 de cima para baixo) tem gabarito e experiência que pode levar a Frelimo a acalmar as populações do sul do país, que já começam a desalinhar-se dela em números assustadores; [chances de 1 para 10: 8]
Aires Ali – Confiado e batalhador incansável que pode ajudar a Frelimo a recuperar as fortunas perdidas no centro e norte; [chances 1 de para 10: 6]
Aiuba Cuereneia – pode ser escolhido por delfim de Guebuza representa maior tribo (macua-lomuwes) [chances de 1 para 10: 5,5]
Tomas Salomão – tecnocrata e conhecedor de dossiers de governo da Frelimo [chances de 1 para 10: 5];
Hélder Muteia – tecnocrata e necessário para dar especialidade e força a actividade
Edson da Graca Macuácua - pode-se ver ‘ao acordar’ com uma mensagem no telemóvel, o

Nota 1: Estas sao apenas ideias que podem ser ultrapassadas pela velocidade das mudancas que forem acontecendo. Mas ha' certeza que a Frelimo nao foi feliz com o Presidente que tem.
Nota 2: Fala-se agora da Presenca de Guebuza em Luzaka, mas pos o pais 'as escuras do que realmente vai contribuir para que o Zimbabwe saida do problema a que mergulhou. A crise zimbabwena se esta' a ter as suas vitimas directas, uma dessas vitimas e' Mocambique.
Nota 3: Os objectivos empresariais de Guebuza colidem com os objectivos de chefe do estado Guebuza. E isto tudo ocorre 'a luz do dia. Todo mundo assiste este conflito de interesses. Quem sai a perder?
Nota 4: Podem estar insatisfeitos ou boquiabertos do porque que o professor Mazula, o Dr. Mulembwe, o Dr. Machungo, e muitos outros nao estao na minha lista. Quem julta e' quem le^. Por isso, tudo esta' em aberto.
Acho que a Frel nalgum momento ficou distraida. Mas que Presidente, meu Deus!
ResponderEliminarE' possivel o Sr/a anonimo. Mas porque dizes que a Frelimo andou distraida? Nao tiveram tempo de fazer uma escolha que fosse de alcance aos seus anseios? E' uma ideas: DISTRACAO, hum!
ResponderEliminar