(Luisa, hora de bai?!)
Para já três nomes são insistentemente avançados pelos membros do Conselho do Estado para o Presidente da República dar luz verde, caso aconteçaa demissão voluntária da Primeira Ministra, Luísa Diogo. São eles: Paulo Ivo Garrido, Médico de profissão e actual Ministro da Saúde; Lucas Jeremias Chomera, Técnico de Medicina e actualmente Ministro da Administração Estatal; e ainda o jovem Aiuba Cuereneia, Economista de profissão ocupando neste momento o posto deMinistro da Planificação e Desenvolvimento.
Outras mudanças alega-se que poderão ocorrer proximamenteno Banco de Moçambique, onde quarto nomes já foram postos a proposta de vice-Governador do Banco Central. Trata-se de Valdemar de Sousa, Hélder Xavier, em regime de serviço na seguradora Emose, Joana Saranga e António Pinto de Abreu. Também três nomes tem sido avançados para a sucessão de Mário Baltromeu Mangaze, nomeadamente Carlos Cauio, actualmente Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, que dentro de dias vai deixar o cargo; Abudo Hunguana, actual Assessor de Mário Mangaze; e Silvestre Sechene, um conhecido experiente Advogado da praça maputense e actualmente Administrador do Instituto de Gestão e Participações do Estado (IGEPE).
No Exército, o posto de Chefe do Estado Maior General actualmente ocupado pelo General Lagos Henriques Lidimo poderá passar para o actual Director da Escola MilitarSamora Machel, um suposto General de confiança de Lagos Lidimo. Lidimo, um temido militar de carreira poderá ser indicado para integrar o Conselho de Segurança que funciona junto ao gabinete do Presidente da República. (Fonte: O Autarca).
Nota: A acontecer nao vai espantar os vaticinadores de que estamos diante de um governo demissionario, com dias contados.
Sem comentários:
Enviar um comentário