"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Governo retoma diálogo com transportadores

O Governo moçambicano vai ainda hoje reunir-se com representantes dos operadores de transportes semi-colectivos de passageiros («chapa») para encetar «um novo diálogo» sobre as novas tarifas que hoje entraram em vigor, que motivaram graves tumultos em Maputo.
«O governo está em contacto com os próprios transportadores para analisar a situação e tomaremos as medidas que foram julgadas adequadas, de forma a harmonizar os interesses das transportadoras e dos transportados», disse, em conferência de imprensa o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, António Munguambe.
Adiantando que ainda esta tarde haverá um encontro com os representantes dos transportadores, o governante manifestou o empenho do governo de «explorar todas as formas» de resolver a actual crise.
«Vamos tomar em consideração todas as preocupações manifestadas pela população«, assegurou, embora sem especificar qual a solução preconizada pelo executivo para ultrapassar os protestos da população.
Na origem das manifestações está a reacção popular ao aumento da tarifa de »chapa«, o meio de transporte utilizado pela maioria da população (uma viagem interurbana que antes custava cinco meticais (14 cêntimos) passou para 7,5 meticais (21 cêntimos) e a que antes custava 7,5 meticais passou agora a custar 10 meticais (28 cêntimos).
O salário mínimo em Moçambique é de cerca de 50 euros (32 euros na agricultura).
Uma viagem de ida e volta entre o centro da cidade e a periferia, que normalmente implica viajar em três »chapas« com diferentes tarifas, poderia significar um gasto suplementar diário de cerca de 50 cêntimos de Euro (por mês, mais 12 euros e cinquenta cêntimos).
«Vamos encontrar formas de apoio ao sector privado para que a sua actividade seja viável», disse o ministro, salientando: «a nossa postura é de diálogo e de negociação».
António Munguambe salientou ainda que a preocupação do governo foi sempre «procurar harmonizar os interesses das transportadoras e dos transportados», tendo conseguido dissuadir os operadores de aumentarem em 180 por cento as suas tarifas.
Diário Digital / Lusa
NB1: Governo da' maos 'a palmato'ria e volta a mesa de negociacoes com a Associacao do transportadores. Que vergonha! Alia's a verdade manda dizer que a Frelimo nunca teve vergonha quando sao coisas que nao a dizem respeito. Eles veem-se forc;ados a ir. Porque na verdade o dono desses semi-colectivos, vulgo chapa100, o grosso sao os da Frelimo. Mas esta lhes surpreendeu, e de que maneira!
NB2: Seria bom que se lesse um artigo de David Alone que se publica no Savana e que o Reflectindo Sobre Mocambique reproduziu nas suas paginas. Leia aqui via bloque os Bosses aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry