"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Se as eleições presidênciais de 2009 fossem hoje

Barómetro do “Moçambique Para Todos” diz que Deviz Simango venceria.
 
Numa altura em que a máquina eleitoral do partido no poder, a Frelimo, está a todo o vapor, movimentado recursos e meios do Estado (apesar do seu desmentido) para as suas luxuosas campanhas, temos vindo a ‘espreitar’ aquelas que são as tendências de voto de milhares de moçambicanos e não só.
O  “Diário do Sociólogo” do Prof. Carlos Serra, por exemplo, mantem essa tendência vitoriosa do jovem Eng. Deviz M. Simango, na sua sondagem. Não é uma ironia, não? Veja neste elo a tendência actual da votação do “Moçambique para todos” e reproduzo abaixo o que retirei hoje (9-10-2009) a passos do pleito a 28 de Outubro de 2009. O Candidato do partido no poder tem-se invariantemente se mantido em segundo lugar e a muitos furos abaixo do primeiro preferido. 




3 comentários:

  1. Nao concordo com esta pesquisa. Se me dissesse que é apenas uma amostra, aí estaríamos juntos. Agora dizer categoricamente que as coisas seriam assim... Calma aí, meu. Pode haver vontade, mas isso nao basta. É inequívoco que Armando Guebuza é o virtuaçl vencedor destas eleiçoes deste mes. Daviz foi um pouco precipitado, nao acha?

    ResponderEliminar
  2. Estas e' a tendencia de voto. e acredito certo. Esta claro que a popularidade de Guebuza em relacao a FRELIMO e' menor. Por mais que o DEVIS SIMANGO ganhe, a FRELIMO nunca vai permitir isso. Havera fraude, a maquina ja esta toda afinada. Agora para o senhor Americano, a candidatura de SIMANGO nao e' precipitacao nao. Se assim fosse a CNE, o CC em concluio com a FRELIMO nao teriam feito desaparecer os documentos do MDM

    ResponderEliminar
  3. Até pode ser a tendência do voto. O problema dos nossos pesquisadores é a generalização. E acho que é o mesmo que afecta o comentador ali em cima. Sempre que uma opinião é prevalecente nas cidades, pensa-se logo que a mesma será, sem falha no meio rural, parecendo que naqueles é só chegar e dizer que nas cidades foi assim, e para vocês não será diferente. Não! No meio rural há opiniões totalmente divergentes dos que prevalecem nas cidades. Uma pesquisa que possa ser levada como séria, deveria levar, se se tratar de levantamento de opinião sobre eleições, deveria levar mais ou menos... o tamanho de Moz. Tenho a máxima certeza que esta pesquisa baseou-se em opiniões de gente urbana. Meu amigo anonimicano (chamou-me de americano), se olhar com mais atenção e com um pouco de isençõa verá que nas zonas rurais só há dois partidos: a Frel e a Rena. Mas dentre estes dois, a Frel é que está a bater porque fez o seu TPC. Mano Guebas, embora com críticas, lá foi fazendo a sua pre campanha eleitoral nessas zonas. E se vier mais perto, verá que o maior eleitorado nacional concentra-se nas zonas rurais. E diga-me, meu amigo (posso?), se o MDM e o mano Daviz tiveram tempo de fazer-se à zona rural na proporção de mano Guebas? Não acredito. O MDM aparece com um estandarte de parcialização do eleitorado. Até acho que foi uma boa estratégia, sendo ele um partido novo e tal. A escolha da juventude e da zona urbana até cumpre com o seu objectivo primário, que é o de se implantar. Agora sobre a CNE e o CC... são pontos de vista. Mas, repiso e repito: para a vitória nas presidenciais, mano Daviz tem muito quilómetro a percorrer por este Moz fora. O facto de o mano Daviz puxar o intelectuado e a juventude, não quer dizer que vá ganhar. Espero que depois de ler, meu amigo anonimicano, volte a fazê-lo, mas desta vez sem me pôr a defender ninguém, somente leia a ideia contida dentro. A propósito, Daviz é com "A" ou é Deviz com "E"?
    Abraço fraternal.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry