"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Bicicleta (7) – Chavões políticos não põem bicicleta a andar!


... mas enaltece a memória fugaz do combate contra a fome, das assimetrias regionais, da revolução verde.

Na esteira desta série, arranca mais uma ‘passeata aberta’ de Armando Guebuza, o PR, à Província de Maputo. E, como o leitor já deve ter se apercebido, na ‘bicileta-6’ fui mesmo a boleia do Mousinho de Albuquerque (do Notícias), que parafraseio com tendo citado os cidadãos de Namialo-Meconta abraços com os prementes problemas em face das grandes distâncias que têm que percorrer. Bicicleta não é solução.

No entanto, os dogmas gastos como cavalo-de-batalha da propaganda da Frelimo, cuja charneira é o “combate contra as assimetrias regionais” e “revolução verde” já começam a não constar dos discursos, nem das figuras da proa, nem dos seus correligionários. Pelo menos, isto é evidente nesta digressão que o chefe do estado está a fazer ao país inteiro.

O presidente esquiva-se ou ignora falar de investimentos reais e concretos que impulsionem desenvolvimento econômico e social do país inteiro. O desenvolvimento rodopia em Maputo e arredores. Tomemos por exemplo as cerca de 20 fábricas de chá que a Zambézia detem/inha, que podiam fazer concorrência ao chá malauiano e o zimbabueno.

Por essa falta de sentido de estado que a nossa governação exibe hoje as fábricas e plantações de chá não vivem os seus melhores dias. A unidade 4, a chamada Chá Moçambique, foi de longe a melhor fábrica; ou seja o coração do chá nacional é agora das que menos labora. Privatizada, os novos propritários, além de privarem Gurúe da energia de que muito precisa/va, pela da barragem adstrita ao complexo fabril, venderam e/ou transformaram as máquinas para tintagem de capulanas, aos olhos irreactivos do Governo. Ora isto é um crime econômico.

Isto significa que os cidadãos ficam sem emprego, sem mandar as suas crianças à escola, sem os cuidados médicos necessários. O chá do Gurúè transformou-se num elefante branco. O que resta saber são as reais possibilidades das populações locais, perante dogmas ou chavões de combate contra a pobreza que nunca mais começa. O que falta? Será que a bicicleta vai andar mesmo? Duvido!

Foto Fotocommunity /De bicicleta pela Serra Mitucué

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry