"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

E o salário da Função Pública?

SR. DIRECTOR!
A arrogância precede a ruína, e o espírito altivo, a queda.- Provérbios 16,18
Já lá vão uns bons dias que ouvimos queixas constantes de funcionários públicos por ainda não terem recebido o seu salário, pago geralmente via banco. O que é um facto “NORMAL” na nossa Função Pública, deixou de sê-lo quando descobrimos que num mesmo sector, uns podem ter recebido outros não; para uma mesma categoria profissional, uns podem ter recebido outros não; para diferentes categorias profissionais, uns podem ter recebido outros não.

Jornalismo partidário

O jornalista Carlos Tembe, do “Notícias”, foi impedido de efectuar a cobertura da sessão extraordinária do governo provincial de Nampula, orientada pela ministra da Função Pública, Vitória Diogo. A alegação é de que não é membro do partido Frelimo. O impedimento foi preparado por um assistente de imprensa do governador Felismino Tocoli. Leia  mais.

Eleições intercalares:

Candidatos da Frelimo apostam na continuidade

OS CANDIDATOS do partido Frelimo às eleições autárquicas intercalares de 7 de Dezembro próximo nos municípios de Cuamba, Pemba e Quelimane, respectivamente, prometem dar continuidade às obras até agora realizadas pelos seus predecessores no quadro dos manifestos eleitorais sufragados em 2008.


Falando ao “Notícias” no Maputo, durante a conferência nacional de quadros, os candidatos do partido no poder disseram que têm a consciência dos desafios que se lhes esperam até ao fim do mandato, um dos quais e comum garantir o abastecimento de água a todos os munícipes.
Questionados se temiam os seus adversários na corrida, foram peremptórios em afirmar que a vitória nas eleições intercalares é certa, uma vez que são candidatos do imbatível e omnipresente partido Frelimo.

Sinto-me privilegiado – afirma Tagir Carimo, candidato em Pemba

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Corredor de Desenvolvimento de Nacala:


CDN PRETENDE FORMAR TÉCNICOS FERROVIÁRIOS

 Em Nampula
-A iniciativa tem em vista fazer face à escassez de operários qualificados
O Corredor de Desenvolvimento de Nacala (CDN), concessionária daquele empreendimento que congrega a ferrovia e o porto, na província de Nampula, vai a breve trecho instalar uma escola de formação de técnicos ferroviários, segundo foi anunciado pela direcção da empresa.
Falando no decurso do “1º diálogo regional norte sobre a inovação tecnológica”, Eduardo Boene, director financeiro do CDN, explicou que o objectivo do projecto, cujo custo de materialização não quantificou, visa fazer face à crise de falta de recursos humanos com formação específica de maquinistas, agulheiros, condutores de trens, operadores de manobras, entre outras áreas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

«Renamo foi enganada pela Frelimo» - Daviz Simango

Entrevista exclusiva com fundador do Movimento Democrático de Moçambique



PNN- Como surgiu a ideia de criar o Movimento Democrático de Moçambique (MDM)?
Daviz Simango - O movimento Democrático de Moçambique surge na sequência da realidade política moçambicana em que, passados vários processos eleitorais, principalmente depois das eleições municipais de 2008, se notou que a oposição moçambicana estava a perder espaço na Assembleia da República e nas autarquias, pelo facto de que nenhum partido da oposição ter conseguido, pelo menos, a governação de uma autarquia.
E, como na Beira já tínhamos criado a revolução 28 de Agosto de 2008, que resultou na sequencia da falta de inteligência e perspectiva futura por parte do partido Renamo, teve que empurrar alguns jovens com residências fixas na cidade da Beira para uma revolução que foi, de uma forma generalizada, atacada, quer pela Frelimo, quer pela Renamo, usando as forças policiais, abrindo espaço para este novo movimento político.
Tal chamou-nos a atenção de que, afinal, apesar da situação económica e posição social que separa os partidos políticos em Moçambique, existe uma união entre o principal partido politico da oposição e a Frelimo.

José Eduardo dos Santos anuncia eleições e diz que "não há ditadura"

Presidente angolano discursou na Assembleia Nacional em defesa do governo e do regime (leia aqui versão integral)


O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou para o terceiro trimestre de 2012 a realização das eleições legislativas no país e mostra disponibilidade para o diálogo institucional com os jovens.
No discurso sobre o estado da nação, proferido perante a Assembleia Nacional, em Luanda, Eduardo dos Santos negou, ainda, que haja uma ditadura em Angola e, face às recentes manifestações, disse que existem "incompreensões e equívocos que é preciso esclarecer". Leia mais

Moçambique parou hoje para celebrar a passagem dos 25 anos da morte do primeiro presidente da República, Samora Moisés Machel.

Samora Machel homenageado em Maputo




Moçambique parou hoje para celebrar a passagem dos 25 anos da morte do primeiro presidente da República, Samora Moisés Machel.
Num dia em que foi decretada tolerância de ponto ao nível nacional, milhares de pessoas, entre nacionais e estrangeiros, prestaram homenagem a Samora Machel, em cerimónias oficiais que iniciaram na Praça dos Heróis Nacionais.

Possibilidade de descoberta do petróleo

A possibilidade de descoberta de petróleo em Moçambique ainda não está descartada. Há indicações de que a Petronas Carigali Mozambique vai lançar até ao início de 2012 um concurso para seleccionar a empresa que vai proceder ao estudo para definir o local onde vão ser efectuados os furos de prospecção de petróleo na Bacia do Rovuma, no Norte de Moçambique.
A Petronas Carigali Mozambique, subsidiária do grupo Petronas Carigali Overseas da Malásia, possui uma área de sete mil quilómetros na Bacia do Rovuma, onde tem vindo a proceder a trabalhos e estudos geológicos e sísmicos.  O governo moçambicano emitiu, em 2008, uma licença a favor de um consórcio liderado pela Petronas, para a prospecção de petróleo em dois blocos nas águas da Bacia do Rovuma, tendo para o efeito a concessionária pago 40,6 milhões de dólares norte-americanos.
A Petronas Carigali Mozambique tem uma concessão para explorar a zona pelo período de 8 anos renováveis por mais 30, se for encontrado petróleo. O Estado moçambicano está representado no projecto pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH). Num passado recente, a empresa norte-americana Anadarko Petroleum anunciara a  descoberta de petróleo na Bacia do Rovuma,  a 5.100 metros de profundidade, mas sem viabilidade comercial. 
A descoberta do petróleo aconteceu numa zona onde já tinha sido detectada a presença de gás natural. Entretanto, o director nacional de Geologia, Elias Félix Daudi, não confirmou se as descobertas de petróleo noutras zonas do país têm interesse comercial. Fonte: Jornal de Angola

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Em tempos de austeridade!


Novos distritos, novas despesas


O maior disparate reside no facto de, enquanto os países produtivos (doadores) tentam emagrecer os seus gastos, cortando nas despesas e nos sectores menos importantes, nós, país improdutivo (receptor de ajuda), procuramos maximizar os nossos gastos criando sectores desnecessários
O Governo aprovou, esta semana, a criação de 22 novos distritos, que, adicionados aos actuais 128, o país passará a ter 150 distritos. O argumento do Governo é pura e simplesmente de que a medida visa “responder à dinâmica actual do desenvolvimento sócio-económico e cultural do país”. Esta decisão representa um disparate na medida em que o que o país precisa, neste momento, é de mais medidas que impulsionem a produção e a produtividade, reduzindo os gastos. É pelo menos o que os países produtivos fazem. O maior disparate reside no facto de, enquanto os países produtivos (doadores) tentam emagrecer os seus gastos, cortando nas despesas e nos sectores menos importantes, nós, país improdutivo (receptor de ajuda), procuramos maximizar os nossos gastos criando sectores desnecessários.

Saga de mau augúrio persiste na segurança social

Ernst &Young detecta diferença não conciliada de 1.3 mil milhão de meticais nas contas do INSS


Segundo relatório da auditoria de 2009.
“Permanecem em aberto na contabilidade contas bancárias que o INSS afirma já ter encerrado em anos anteriores junto dos respectivos bancos, num montante global de 14.114.185 Mt para os quais o INSS ainda não terminou o trabalho de análise que possibilite a sua regularização”, revela o relatório.
O Relatório e Contas 2009 do Instituto Nacional de Segurança Social, relativo à auditoria levada a cabo pela Ernst & Young, datado de 8 de Setembro do ano em curso, e publicado ontem no jornal Notícias, apresenta uma série de problemas contabilísticos: “Identificamos uma diferença não conciliada (a menos na contabilidade), no montante de 1.378.708.779 meticais, entre aquele sector e os saldos contabilísticos, relativa essencialmente a itens que transitam de anos anteriores pendentes da conciliação, para os quais o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) ainda não terminou a análise conducente à sua explicação e eventual regularização”.

Desconhecido e fora do baralho

Frelimo elege Lourenço Abubacar como seu candidato a edil de Quelimane


Eleições intercalares.
Carlos Cunha, o candidato muito mediatizado, foi deixado em segundo lugar na segunda volta do escrutínio. Assim, o futuro de Quelimane estará nas mãos de Abubacar ou de Manuel de Araújo.
O empresário Lourenço Abubacar  foi, ontem, eleito candidato da Frelimo às eleições intercalares de 7 de Dezembro em Quelimane, numa sessão extraordinária do Comité da Frelimo da Cidade de Quelimane. 
Abubacar foi eleito com um total de 30 votos,  o equivalente a 51.7%, contra 28 do seu adversário directo, outrora tido como favorito dos “camaradas”, José Carlos da Cunha.

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry