"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ainda que se duvide da sua durabilidade

61% das casas da Vila Olímpica podem ser vendidos a crédito por 25 anos

Proposta deve ser abordada em breve pelo Governo.518 Apartamentos poderão ser vendidos a crédito de longo prazo. Destinados a jovens, funcionários ou agentes do Estado, o preço proposto é de 7.875,00 MT por mês durante 25 anos.
O Ministério das Obras Públicas e Habitação (MOPH) propõe ao Governo a venda, por empréstimo de longo prazo, de 518 apartamentos da Vila Olímpica dos 844 existentes.
A proposta, na posse do jornal “O País”, sugere que outros 250 apartamentos sejam vendidos a pronto pagamento e os restantes 80 destinados ao Ministério da Juventude e Desportos.

Na esperança de alcançar o 'ouro'

No Afrobásquete Moçambique enfrentará Nigéria para meias-finais

Depois de observar [antes] ontem a segunda pausa, o Afrobásquete regressa [hoje] com a disputa de jogos para os quartos-de-final, com Moçambique a tentar acesso às meias-finais defrontando a Nigéria.

Em cinco partidas realizadas na primeira fase, as moçambicanas ganharam quatro e consentiram uma derrota frente a anfitriã Mali, sendo que as comandadas de Carlos Alberto Niquice, mais conhecido por “Bitcho” deverão fazer o ajuste de contas com esta equipa que, em plena catedral do nosso basquetebol, o pavilhão do Maxaquene derrotaram Moçambique por 72-69,  nos Décimos  Jogos Africanos de Maputo-2011.

Lembre-se que durante os décimos Jogos Africanos de Maputo-2011 Moçambqiue jogou duas vezes com a Nigéria, na fase preliminar ganhou por 53-44, mas no desafio de apuramento do terceiro e quarto classificados perdeu por 69-72.
Para além do desafio Moçambique - Nigéria, os quartos de final contarão igualmente com Angola a defrontar o Costa do Marfim; Senegal -Tunísia e Mali - Camarões.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia "D" comove cidadãos e partido dos camaradas em Maputo

Governo junta-se à IURD na maior evocação da paz no país

Nem o COJA conseguiu encher o Estádio Nacional de Zimpeto como o fez a Igreja Universal ontem. Algumas personalidades e políticos presentes no evento destacaram a importância do mesmo na promoção da paz em Moçambique.
É o primeiro evento religioso no país que conseguiu reunir, num único dia, milhares e milhares de crentes.
O Governo também esteve em peso. o presidente da República e o primeiro-ministro participaram do evento e consideram-o uma das maiores orações de paz em Moçambique, cuja concentração das pessoas teve um papel fundamental na promoção da paz e concórdia no país. O “Dia D”, como a Igreja Universal decidiu intitular o evento, também atraiu diversas figuras, desde as partidárias e às da sociedade civil.  Entrevistadas pelo “O País”, estas destacaram o papel da IURD na promoção da concórdia. 
 «O País»

Cobra da alegria que não são mambas!

Encantamento de cobras em Maputo
@AIM/ Ussene Mamudo
Jovem encanta uma cobra no âmbito das actividades culturais, em Maputo, na comemoração dos 47 anos da criação das Forças Populares de Libertação de Moçambique

Em corrida titânica para sair do embaraço

Frelimo pode confirmar Da Cunha como seu candidato

Eleições intercalares em Quelimane.
O partido Frelimo reune-se, hoje, em primeira sessão extra-ordinária, na cidade de Quelimane, para escolher o candidato que vai concorrer nas eleições intercalares naquele município. Dados confirmados por membros seniores da Frelimo em Quelimane, ao nosso jornal, indicam que Manuel de Morais, director da delegação da Universidade pedagógica de Quelimane, um dos nomes sonantes na corrida, foi retirado da lista por não se mostrar disponível a concorrer  e, no seu lugar, foi colocado Lourenço Abubacar, que vai disputar com Carlos da Cunha a nível do partido.
No entanto, entre estes dois nomes patentes na lista da Frelimo para candidato a edil do município de Quelimane a nível do partido, Carlos da Cunha, actualmente a exercer o cargo de director provincial adjunto das finanças na Zambézia, conta com um total de 90% de apoio por parte dos membros do Comité da cidade. Neste contexto, Cunha é quase automaticamente o favorito dos “camaradas” para suceder a Pio Matos.
«O País»

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CNE permite


Candidatos de Quelimane devem recolher 1 208 assinaturas e de Pemba e Cuamba 813


Eleições intercalares 2011
Faltando cerca de 70 dias para a realização das eleições intercalares, a CNE começa a dar corpo ao processo eleitoral. 
Os candidatos às eleições intercalares na cidade de Quelimane só podem ser aprovados mediante a recolha de 1 208 assinaturas de munícipes daquela autarquia. E em Pemba e Cuamba, os candidatos vão precisar de um mínimo de 813 assinaturas.
É que, segundo a lei eleitoral, qualquer candidato a presidente de uma autarquia deve ser indicado por pelo menos um por cento do eleitorado municipal. Neste sentido, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou, na última sexta-feira, o número de assinaturas necessárias para os candidatos às eleições intercalares de 7 de Dezembro naqueles municípios.
Refira-se que, para o efeito, os dados não foram actualizados, daí a CNE ter-se baseado nos dados do último recenseamento eleitoral, em 2009. A maior das três cidades, Quelimane, tinha um eleitorado de 120 783 registados no momento das presidenciais e parlamentares de 2009. Assim, qualquer candidato a edil de Quelimane deve recolher 1 208 assinaturas de apoiantes. (Opaís)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lizha James entre os premiados 2011 na Channel O?

Prémios de Vídeo de Música Channel O 2011
Com as nomeações para os Prémios de Vídeo de Música Channel O 2011, o canal também revelou o júri que estaria envolvido no processo de selecção de nomeações para este ano. O painel consistiu de DJs conhecidos de clubes e rádios africanos, que não só tocam a música, mas também têm conhecimento de quem o público gosta. 

“Quer os entrevistem quer toquem as suas músicas nos clubes, os DJs são uma mistura perfeita de conhecimento musical e cultura popular,“ disse a directora de Channel O Africa, Lee Kasumba. “O nosso objective é assegurar que o canal é completamente representativo do continente africano, por isso é muito emocionante para nós termos estes DJs envolvidos no processo de selecção para as nomeações deste ano,” disse a Sra. Kasumba. Aqui está uma olhadela ao júri: 

Atentos aos escamoteios da Frelimo da lei-mãe


ONG vaticinam cenário difícil na revisão da constituição

Na reunião regional dos partidos e ONG.
Documentos apresentados na conferência regional de África sobre Reformas Constitucionais e Constitucionalismo em África indicam que o cenário negro ocorre em quase todos os países africanos.
As organizações não-governamentais regionais vislumbram um cenário difícil no processo de revisão da Constituição da República de Moçambique. O processo foi anunciado ano passado pela bancada da Frelimo, na Assembleia da República, e já foi criada uma comissão ad doc.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"Suhura" Banda Kakana mais visto no Miradouronline

http://mozmiradouronline.blogspot.com/2011/09/suhura-banda-kakana.html




Veja quem o diz!!! [Nao há democracia sem o quê? Aceitemos que as pessoas mudam!


Não há democracia sem eleições – defende Joaquim Chissano



Embora as eleições não sejam o único instrumento de medição da democracia, elas continuam a ser o seu alicerce fundamental. Sem eleições, a democracia não passa de uma autêntica farsa.





Esta tese é defendida pelo antigo Chefe do Estado mocambicano e actual presidente do Fórum Africano dos ex-chefes de Estado e de Governo, Joaquim Alberto Chissano.

Primeiro Ministro esquiva a inauguração do Zalala Beach Lodge de Manuel de Araújo

"Não tenho medo de morrer, aliás morre-se por uma boa causa! E Quelimane é uma boa causa!" - Manuel de Araujo

Poucos dias após anunciar a sua candidatura às eleições intercalares à Presidência do Município de Quelimane, no norte de Moçambique, pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Manuel de Araujo, também empresário, vê Primeiro Ministro, Aires Aly, "gazetar" a inauguração do seu empreendimento turístico em Quelimane, o Zalala Beach Lodge.

Agendado para ser inaugurado no dia 27 de Setembro, Aires Aly tinha presença confirmada no Zalala Beach Lodge onde estavam previstas acontecer as cerimónias centrais do Dia Mundial do Turismo que também é assinalado na mesma data. Depois de entregar a sua candidatura, pelo MDM, a Comissão Nacional de Eleições, em Maputo, Manuel de Araújo foi informado que as cerimónias centrais do Dia Mundial do Turismo foram reprogramadas para a praia de Zalala.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MPLA com medo de tentativa de insurreição nacional em Angola


Ventos do norte de África já assustam mais a sul
O MPLA está com medo de uma insurreição em Angola para o derrubar e para derrubar o presidente José Eduardo dos Santos. Receia uma insurreição de nível nacional, semelhante às ocorridas na Líbia, Egipto e Tunísia e que culminaram com o derrube dos respectivos presidentes e partidos governantes. Diz o MPLA que essa insurreição está a ser orquestrada por uma coligação de partidos da oposição, liderada pela Unita.
Na quinta-feira 15 de Setembro de 2011, o primeiro secretário provincial de Luanda do MPLA, Bento Bento, durante um encontro alargado com as direcções de comités de acção e de especialidades do partido, da JMPLA (juventude do MPLA) e da OMA (organização da mulher do MPLA), classificou como “delicada” e “inspiradora de cuidados especiais” a situação reinante em Angola.
Mandatado pelo presidente do MPLA e também da República de Angola, José Eduardo dos Santos, Bento Bento afirmou que “esta marcha diabólica ou plano diabólico” prevê a realização, em simultâneo, de acções contra as autoridades, Polícia Nacional e desobediência civil generalizada nas cidades de Luanda, Huambo, Huíla, Benguela e Uíge.

Após o golpe palaciano em três municípios pela Frelimo abrindo caminho às intercalares

Evitar fraudes não cabe apenas à CNE - afirma João Leopordo da Costa

O PRESIDENTE da Comissão Nacional de Eleições (CN), João Leopoldo da Costa, instou a todos os actores do processo político moçambicano e à sociedade civil a tudo fazerem para evitar fraudes nas eleições intercalares de 7 de Dezembro próximo nas autarquias de Pemba, em Cabo Delgado, Cuamba, no Niassa, e Quelimane, na Zambézia.
Maputo, Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2011:: Notícias
 
Esta posição foi defendida, semana passada, no Maputo, numa entrevista colectiva a vários órgãos de comunicação social,  à margem do encontro entre o órgão eleitoral e os partidos políticos visando prestar esclarecimentos à volta dos processos de inscrição e apresentação de candidaturas para as “intercalares” deste ano, cujos extractos mais importantes se seguem:

Sem estratégias habitação aos cidadãos


"Crédito para habitação: Estado busca meios para facilitar acesso"" 

O ESTADO projecta colocar recursos financeiros à disposição da banca comercial nacional de forma a influenciar a redução das taxas de juro e facilitar acesso ao crédito para a aquisição de apartamentos a serem construídos no âmbito do projecto de edificação de cinco mil habitações no bairro de Intaka, no município da Matola.
Maputo, Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2011:: Notícias
As obras de construção do empreendimento serão formalmente lançadas hoje, numa cerimónia a ser dirigido pelo Primeiro-Ministro, Aires Ali.

domingo, 18 de setembro de 2011

Depois do "Joy of Jazz" na RSA


Jimmy Dludlu no palco em Maputo


No próximo dia 30 deste mês, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, vai haver uma  verdadeira guilhotina aos santos!
Quase cinco anos depois de tocar para o seu povo, Jimmy Dludlu apresenta-se em palco, com a sua luxuosa banda, para lançar, finalmente, o “Tonota”, o seu último disco.
O músico, que neste momento se encontra em Gaborone, numa visita privada de uma semana,  não vê a hora de desembarcar em Maputo para celebrar este sonho antigo, de tocar para o povo moçambicano e para a terra que o viu nascer. (O país)

Junto do poder

Bajulação ou auto-estima? (editorial: A verdade)

Têm várias designações. Lambe-botas. Escovinhas e bajuladores. Povoam as imediações dos ministros, dos secretários permanentes, dos PCA’s, dos governadores e, sobretudo, do Presidente da República.
A espécie mais evoluída é constituída por indivíduos que vivem agarrados aos telemóveis, aos BlackBerries, aos IPAD’s e aos computadores. Levantam-se contra os críticos do turno ou “irmãos metralha” como apregoam aos quatro cantos. Sonham todos os dias em viver nas costas do chefe. Para isso, conversam sistematicamente com directores e jornalistas das televisões, das rádios e dos jornais.
Escondem notícias desagradáveis aos anseios de quem manda. Mostram aos políticos e aos gestores quem são os inimigos da orientação única. Descredibilizam cidadãos honestos.
Tratam do bom nome do chefe, mesmo que para isso seja necessário descer abaixo do chão da dignidade humana. Eles não têm opinião porque só pensam depois de o chefe fazê-lo e só aí formulam a sua própria que, regra geral, é uma cópia perfeita do que passou pela cabeça de quem manda.

Sob batuta de Guebuza há preocupantes episódios políticos

Divisões no regime elevam grau de riscos de instabilidade

Nomeações como a de Tomaz Salomão, SG/ SADC, foi ditada pela conveniência de não afrontar Chissano.
A actual situação política em Moçambique apresenta dois factores, referenciados do antecedente, mas agora considerados “em acentuação” – razão pela qual assessments de origem diversa associam aos mesmos mais elevado potencial de instabilidade: A saber:
– Divisões internas e/ou tensões na FRELIMO e seu regime, incluindo instituições- chave no plano da defesa e segurança (Forças Armadas, Polícia, SISE).
– Mal estar e descontentamentos na população, em especial nas cidades, alimentados por causas sociais e políticas.

Finalmente o oponente do Dr Manuel de Araújo foi encontrado?

Manuel Morais, director da UP em Quelimane, é candidato da Frelimo para edil de Quelimane

Apesar de Manuel Morais, director da UP em Quelimane, ter negado de ser candidato, veja aqui, parece não ter resistido as ORDENS SUPERIORES como tantos outros que duma forma ou outra chegaram, estão ou mesmo permanecem onde estão apenas por confiança e ou obediência política. Conheço pelo menos dois ex-directores da UP que não resistiram a tentação.
Segundo o quelimanense António Zefanias, Manuel de Morais, director da UP e José Carlos, actual director provincial adjunto das Finanças na Zambezia já constituíam alvos de proposta dos órgãos superiores do partidão. No mural de António Zefanias (aqui), houve quem pensou que estes dois nunca cederiam. E agora?
Nada há de estranho, apenas uns foram forçados a renunciarem e outros são forçados a se candidatar.

"Suhura" Banda Kakana



Planeta Perfeito - Yolanda Kakana



Zedú gasta 2 Milhoes de USD para universário enquanto o 'muangolé' passa fome

Segundo fontes do "Novo Jornal", o 69º aniversário de José Eduardo dos Santos, no passado dia 29 de Agosto, terá custado a quantia de 2 milhões de dólares.
Para saber mais sobre o assunto clique aqui

Custos de ser famosa

Correm inúmeros rumores na internet, em sites estrangeiros e angolanos sobre a possível falsificação de documentos por parte de Leila Lopes para participar no concurso Miss Angola. Tal facto poderá por em causa o seu troféu de Miss Universo 2011.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Que orgulho?


Moçambique nas meias-finais de básquete 

X Jogos Africanos Maputo-2011.

A selecção nacional de basquetebol masculina garantiu, ontem, o acesso às meias-finais, ao vencer a Costa do Marfim por 53-49, numa das partidas dos quartos-de-final do torneio dos X Jogos Africanos, que decorre no pavilhão do Maxaquene.
No jogo, a turma moçambicana assumiu tardiamente a liderança, pois ao  intervalo perdia por um ponto (27-28).
Na segunda parte, registou-se um crescimento notável na eficácia do jogo exterior, tendo  passando de 46 por cento para 67 por cento.
Fernando Manjate confirmou ser um dos  cestinhas da equipa com 11 pontos, com 75 por cento nos lançamentos livres (3/4).
Eis a marcha do marcador a cada cinco minutos: 4-8, 12-10; 19-23, 27-28, 34-35, 38-43, 43-45, 53-49.
«O País»

 

Por suspeitas de tráfico

 Desembarcaram no Aeroporto de Nampula no voo da Quénia Airway
A Polícia da República de Moçambique deteve, na noite de ontem, no Aeroporto de Nampula, cinco indivíduos, quatro dos quais de nacionalidade americana e um britânico, na posse de uma arma de fogo do tipo FN 5.5 milímetros, 750 munições, 18 carregadores e quatro rádios de marca Motorola. Tratam-se de Michael Edward Ferguson, líder do grupo, de 42 anos de idade; William Hugh Tarry, de 38 anos; Jonathan Pujol, de 31 anos; e Gregory Louis, de 25 anos, todos de nacionalidade americana; e Grant Dalviel, de 43 anos, cidadão britânico.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

“Tenho insistido com o meu irmão para abandonar aquela porcaria” - Afonso Dhlakama

Coronel Elias Dhlakama devia abandonar “essa porcaria” das Forças Armadas – Afonso Dhlakama

Afonso Dhlakama, líder da Renamo, partido da oposição em Moçambique afirma ter persuadido ao seu irmão, Elias Dhlakama, coronel das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), a abandonar o exército governamental que considera “partidário e discriminatório”.

Afonso Dhlakama chegou mesmo a afirmar que o seu irmão está a ser alvo de humilhação na Academia Militar “Marechal Samora Machel” em Nampula alegadamente por não estar a desempenhar funções adequadas às sua qualificação académica e técnico-profissional, segundo escreve o jornal electrónico Wamphula Fax. Fonte: RM

Depois da vergonhosa paralisação laboral ante visitantes estrangeiros

Motoristas do COJA terão novo salário

OS motoristas das viaturas que transportam os chefes de missões dos países que participam nos X Jogos Africanos retomaram ontem o trabalho, depois que a organização dos jogos aceitou negociar a alteração dos seus salários.

Os condutores tinham paralisado a actividade na tarde de terça-feira, exigindo o aumento da tarifa diária pelo serviço prestado, dos 450 meticais inicialmente previstos, para um mínimo de dois mil meticais.

A procissão vai no adro enquanto a Frelimo 'estonteia-se' a procura de candidatos de peso

MDM confirma Moreno, De Araújo e Tique como candidatos

Para Cuamba, Quelimane e Pemba, respectivamente.
Os candidatos já prometeram dignificar o partido com resultados positivos. Para lograrem os seus intentos, prometem mundos e fundos para os munícipes das suas autarquias.

Eleições intercalares

CNE reúne-se hoje com partidos

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reúne-se, hoje, pelas 09h00 com os partidos políticos interessados em disputar as eleições intercalares nos municípios de Cuamba, Pemba e Quelimane. O principal ponto de agenda do encontro é explicar aos partidos políticos todos os requisitos e procedimentos para a apresentação de candidaturas aos pleitos. A medida, que será colocada em prática pela primeira vez em processo similar, tem por objectivo prevenir reclamações dos partidos decorrentes de aspectos que eventualmente suscitem dúvidas. No mesmo encontro, os partidos vão receber toda a documentação inerente aos procedimentos para a apresentação das candidaturas.
Depois do encontro, o Movimento Democrático de Moçambique, que já tem os seus candidatos devidamente identificados, poderá proceder à entrega das respectivas candidaturas à CNE.
«O País»

Moçambique testa vacina contra HIV/Sida

Num trabalho conjunto desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde e o Hospital Central de Maputo.
O ministro da Saúde , Alexandre Manguele, esclarece que não se trata de cura do Sida, mas um estudo que pode reforçar a capacidade de defesa do organismo humano em contrair o vírus causador do Sida. Aliás, ainda não há nenhuma vacina eficaz para a prevenção desta doença.
Moçambique vai testar, ainda este mês, uma vacina contra o vírus causador do Sida, numa altura em que as taxas de infecção por esta doença, no país, rondam os 11.5 por cento, de acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Inquérito sobre Sida, denominado Insida.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Jogos Africanos: atletas etíopes desertaram e desconhece-se seu paradeiro


Segundo a Rádio MocambiqueAtletas da Etiópia integrados nos Jogos Africanos são dados como desaparecidos no seio da sua delegação, calculando-se que tenham desertado com o objectivo de pedir asilo em Moçambique, ou então rumar para a África do Sul.
As informações sobre esta ocorrência são escassas, mas calcula-se que sejam 15 atletas, que desde ontem sumiram da Vila Olímpica.
A Polícia moçambicana já tomou conta do facto e está a trabalhar com vista à sua localização.


Porquê Manuel de Araújo aceitou candidatar-se

...Em declaração ao “Notícias”, Manuel de Araújo, concorrente do movimento do “galo” por Quelimane, considerou a sua escolha como um desafio pessoal que pretende levar a “bom porto”.
Segundo explicou, são três as razões que o levaram a aceitar tal desafio. “Primeiro, é o estado lastimável em que se encontra a cidade de Quelimane. Parece uma cidade abandonada, onde os prédios apresentam mau aspecto, as ruas esburacadas, etc., etc.”, disse.
O segundo motivo evocado tem a ver com o facto de ele considerar que a renúncia de Pio Matos (edil demissionário de Quelimane) ser resultado da interferência do Governo central no funcionamento das autarquias. “Foi uma demissão imposta pelo Governo central, o que constitui ingerência. Independentemente das razões, o Governo central deveria, pelo menos, ter feito uma consulta aos citadinos de Quelimane, que elegeram Pio Matos, antes de o pressionar a demitir-se”.
“Por fim dizer que a minha candidatura surge em resposta a inúmeros pedidos feitos por jovens, mulheres e outros habitantes de Quelimane. Essa vontade popular me comoveu e influenciou na minha decisão”, referiu, para depois frisar que está em negociações com várias outras organizações sediadas em Quelimane e com alguns partidos políticos para o apoiarem nesta corrida...

Fonte: Jornal Notícias - 14.09.2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011


Maria Moreno e Manuel de Araújo prováveis caras do MDM em Cuamba e Quelimane

O partido confirma hoje os candidatos em conferência de imprensa
As apostas dos partidos políticos para a corrida nas próximas eleições autárquicas intercalares continuam a fazer correr a tinta. A antiga deputada pela Renamo e actual membro da Comissão Política do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Maria Moreno, é a provável cara deste partido no Município de Cuamba, província do Niassa, enquanto o académico e antigo deputado pela Renamo-União Eleitoral, Manuel de Araújo, vai concorrer pelo partido no Município de Quelimane, província da Zambézia.

Doadores prometem 800 milhões de dólares para orçamento de Moçambique

Os parceiros e doadores prometeram e reconfirmaram que vão desembolsar 800 milhões de dólares norte-americanos para o orçamento do Estado moçambicano de 2012. 

A reconfirmação foi feita na cidade de Inhambane, num encontro considerado retiro anual dos parceiros e doadores de Moçambique.

Já se paga estacionamento na Av. Samora Machel

JÁ está a ser implementado o sistema de estacionamento rotativo remunerado, conhecido por parquímetros, sendo a Avenida Samora Machel, na baixa da cidade, a primeira em que desde ontem os automobilistas pagam para estacionar.
Para tal, foi posicionada uma equipa de 22 pessoas, entre arrumadores de carros, monitores e supervisores que controlam os 182 espaços delimitados para o estacionamento. Numa primeira fase, cada viatura paga dez meticais por permanecer em cada área, num intervalo não superior a duas horas e meia. O mesmo valor deverá ser adicionado em caso de o carro continuar no local.
As instituições terão um tratamento diferente, pois podem requerer cartões especiais para os seus colaboradores, mediante o pagamento de um valor equivalente a 960 meticais mensais, mas apenas para estacionar nas áreas solicitadas.

Reservas de carvão da província do Niassa, em Moçambique, podem ser tão grandes quanto as de Tete

Londres, Reino Unido, 12 Set – As reservas de carvão do Niassa, no noroeste de Moçambique, podem ser tão grandes quanto as da vizinha província de Tete, consideradas das maiores do mundo, afirma a Economist Intellingence Unit.
“Moçambique pode estar à beira de descobrir uma nova área de depósitos carboníferos. Até agora, toda a actividade mineira tem sido na província de Tete”, afirma a EIU no seu mais recente relatório sobre Moçambique.
Citando fontes oficiais moçambicanas, os analistas da EIU referem que os trabalhos de exploração indicam a possibilidade de “enormes” novos depósitos no distrito de Maniamba, em Niassa, “que podem rivalizar em tamanho com os de Tete”.

IURD: bispo Edir Macedo Bezerra denunciadas lavagem dinheiro e evasão de divisas

O bispo Edir Macedo Bezerra, líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), e outras três pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por lavagem dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis para a obtenção de recursos para a IURD.


Segundo a denúncia, do procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, o dinheiro do Bispo era obtido por meio de estelionato contra fiéis da Iurd, por meio do "oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja.

Fonte: Aqui

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Director da escola na Beira tenta recusar carteiras do município: Por temer represálias

E no discurso na cerimónia de recepção elogia o Governo central pela oferta quando este apenas ali estava representado como convidado de Daviz Simango

Beira (Canalmoz) - Vive-se na Beira um relacionamento de fricções entre as instituições do Estado e o Conselho Municipal, CMB, liderado pelo edil Daviz Simango. Em 2008, Simango ofereceu carteiras à Escola Primária Anexa do Macuti e o director recebeu-as, mas foi destituído do cargo por ter aceitado a oferta. Semelhante história teve lugar quando Simango ofereceu uma ambulância ao Centro de Saúde do Bairro de Macurungo. As autoridades da Saúde faltaram à cerimónia porque queriam que a viatura fosse entregue, em segredo, na direcção da Saúde. Agora, a história repete-se na Escola Primaria Completa 11 de Novembro da Manga, onde o director tentou recusar a oferta de carteiras vindas da edilidade.

Dom Jaime Gonçalves alerta: “Frelimo e Renamo devem dialogar sobre o dossier segurança armada”

“O problema de acomodação ou enquadramento daqueles seguranças do líder da oposição ficou resolvido em Roma, faltando até aqui o bom censo dos moçambicanos.” (…)“Se tal tivesse sido cumprido evitava-se o ambiente de desconfiança por parte dos ambos lados e haveria garantia de que o País jamais retornaria à guerra.” (…) “Moçambique precisa de homens corajosos com capacidade de interromper o plano de derrame de sangue para aplicar o acordado em Roma” – defendeu Dom Jaime Gonçalves na entrevista exclusiva que concedeu ao Canalmoz e ao Canal de Moçambique na Beira


Beira (Canalmoz) – O arcebispo da Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, vai aposentar-se a 26 de Novembro próximo. Este dado foi confirmado por ele próprio, quando contactado este fim-de-semana pelo Canalmoz – Diário Digital e Canal de Moçambique – Semanário impresso. Com efeito, ele avançou que se vai aposentar devido à idade.
Dom Jaime encontra-se em funções desde 1976, na Beira.

domingo, 11 de setembro de 2011

LUIS BOAVIDA PODERA CANDIDATAR-SE A EDIL DE QUELIMANE

O actual secretário-geral do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, poderá ser candidato a presidente do município de Quelimane, nas eleições intercalares agendadas para 7 de Dezembro próximo.
Segundo escreve o semanário Savana, outro nome que se apresenta como “candidato de consenso das bases do MDM”, é o antigo presidente municipal de Quelimane pelo partido Frelimo, Pio Matos, que renunciou recentemente ao cargo, juntamente com seus homólogos de Pemba e Cuamba, no norte do pais.
O “Savana” escreve que quadros do partido dirigido pelo edil da cidade central da Beira, Daviz Simango, desconhecendo o impedimento legal que impede Pio Matos de se candidatar a presidente de município nos próximos cinco anos devido à sua renúncia, estariam a tentar persuadi-lo a assim o fazer pela legenda do MDM.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A partir do próximo dia 24: Conduzir embriagado dá direito a cadeia

Excesso de velocidade pode valer à interdição definitiva de condução

Maputo (Canalmoz) - O novo código de estrada que entra em vigor a partir do próximo dia 24 de Setembro em curso endurece as medidas punitivas aos condutores que violam as regras de trânsito. Por exemplo, com o novo código, quem for encontrado a conduzir sob efeitos de álcool, recolhe imediatamente à prisão.
Para além da detenção seguida de um processo criminal, os automobilistas que conduzem sob efeitos de álcool arriscam-se, de acordo com o novo Código, à interdição definitiva de condução e multa que varia de 500 a 1000 meticais.
Também o destaque vai para o agravamento das penas de multas para a condução em excesso de velocidade. Aqui o condutor que conduzir para além da velocidade mínima estabelecida para a via paga uma multa que varia de 1.000 a 8.000 meticais.
Estas medidas, segundo Eduardo Chabana, chefe do Departamento Nacional de Trânsito, visam reduzir os acidentes de viação que nos últimos anos tornaram-se como uma das principais causas da mortalidade nas zonas urbanas do País, para além de causar elevados danos materiais.
Com vista a melhorar a fiscalização, a Polícia de Trânsito está neste momento a formar os seus agentes sobre o novo código.
O novo código estabelece ainda como velocidade máxima em estrada 120 quilómetros por hora para viaturas ligeiras, e100 para viaturas de cargas e de passageiros.
Dados do Instituto Nacional de Viação (INAV) indicam que por ano o Estado moçambicano gasta 100 milhões de dólares norte-americanos para repor danos causados por acidentes de viação como é o caso de derrube de postos de energia, sinais de trânsito e viaturas danificadas. (Raimundo Moiane)

Governo ainda não sabe quanto irão custar as eleições intercalares

Marcadas para 07 de Dezembro de 2011
Maputo (Canalmoz) – O Governo marcou para 07 de Dezembro de 2011 as eleições intercalares nos municípios de Quelimane, Pemba e Cuamba, mas ainda não sabe quanto dinheiro irá sair dos cofres do Estado para financiar os pleitos.
No final da 32ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, onde foi decidida a data da realização das eleições, o porta-voz do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula, disse que o Governo ainda irá fazer cálculos para apurar o custo total dos escrutínios que visam encontrar os substitutos dos edis forçados a renunciar aos seus cargos pela direcção do partido Frelimo.
As eleições autárquicas intercalares terão lugar nos municípios de Quelimane, Cuamba e Pemba, províncias de Zambézia, Niassa e Cabo Delgado, respectivamente. Os edis eleitos em 2008 para dirigir estes municípios renunciaram recentemente em catadupa, em cumprimento de ordens da direcção do partido Frelimo, pelo qual concorreram aos cargos.
Porque a lei não permite a exoneração de edis eleitos pelo povo, a artimanha encontrada pelo partido Frelimo foi ordenar aos edis que apresentassem as suas renúncias dos mandatos às respectivas assembleias provinciais. Assim, Arnaldo Maloa, de Cuamba, Pio Matos, de Quelimane e Taqub Sadique, de Pemba, foram obrigados a renunciar. Não se sabe se algum deles concorrerá no dia 07 de Dezembro. Nada impede que se candidatem por outras formações políticas ou como independentes. Não há sinais disso, por enquanto.
Nas três autarquias onde dia 7 de Dezembro se realizarão eleições autárquicas o mandato dos edis eleitos terminará daqui a dois anos. As eleições intercalares não são para as assembleias municipais.
Actualmente estas autarquias estão a ser dirigidas interinamente pelos presidentes das respectivas assembleias municipais.
Reunido esta terça-feira, 06 de Setembro de 2011, na sua 32ª sessão ordinária, o Conselho de Ministros marcou a data das eleições autárquicas intercalares. A campanha eleitoral irá decorrer de 22 de Novembro a 04 de Dezembro.
Apesar de não saber o custo real das eleições intercalares, o Governo, através da ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, disse ao Canalmoz que há disponibilidade de fundos para financiar as eleições. (Matias Guente)

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry