"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O peso do vazio

As próprias letras das canções e os respectivos vídeo-clipes são um culto da ostentação oca e bacoca. Meninos de fatos italianos, cheios de penteados (a mostrar que lhes pesa mais o cabelo que a cabeça) e com dourados a pender dos dedos, dos dedos e do pescoço (a mostrar que precisam apenas de mostrar), meninos que cantam pouco e se repetem até à exaustão, fazem o culto deste vazio triste...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ainda o ‘Vega 5’: Não há informação sobre pedido de resgate

Governo ainda não tem informação sobre um alegado pedido de resgate emitido pelos piratas do mar que sequestraram o navio ‘Vega 5’ em águas territoriais moçambicanas em Dezembro último.

O Ministro das Pescas, Victor Borges, falando ontem, em Maputo, no fim da III Sessão Oordinária do Conselho de Ministros, esclareceu que o Executivo tem conhecimento de alguns dados em função do que tem estado a ser veiculado, mas desconhece a fonte e a credibilidade de tal informação.

Com efeito, fontes familiares terão dito ao notícias recentemente que os piratas terão exigido um resgate num valor equivalente a 59 milhões de meticais como condição para libertar os 24 tripulantes.

Segundo as fontes, a posição dos piratas somalis foi comunicada à empresa proprietária da embarcação, a PESCAMAR, cuja direcção vem sistematicamente evitando contacto com jornalistas, apesar das insistentes tentativas feitas pela Reportagem da nossa Delegação da Beira.

GWAZA MUTHINI: Farra e negócio de ukanyi!

MUITO poucos conhecem o real significado do Gwaza Muthini. Sobretudo os jovens. Mas também parece que isso não lhes interessa muito. Porque hoje por hoje, o Gwaza Muthini é apenas uma simbologia. É sinónimo de farra e de consumo de ukanyi, que será preparado na véspera para que esteja disponível em quantidades suficientes para todo o mundo e depois transportado em bilhas e bidões, distribuído em todos os cantos da vila de Marracuene, sobretudo na entrada na estrada principal que vai dar à vila e ainda na zona do Quadrado de Marracuene.
Maputo, Quarta-Feira, 9 de Fevereiro de 2011:: Notícias

Os “tsunamis” africanos

O “tsunami” político e social que se vive nesses países do norte de África não é circunscrito. A turbulência pode alastrar a outros países e regiões.

Polícia chamboqueou e vasculhou viaturas

No passado sábado, a cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia, assistiu a um movimento anormal de agentes da Polícia de Trânsito (PT), Polícia de Protecção(PP), e a Força de Intervenção Rápida(FIR), todos estavam nas ruas da cidade. O objectivo era único, vasculhar as viaturas para ver o que tinha lá no interior. Ninguém até então entendeu o que terá motivado a PRM a fazer isso. Criou indignação para muitos automobilistas e peões. As viaturas ditas como as com vidros fumados foram as mais procuradas pela PRM.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quando os arautos dos Direitos Humanos preferem fazer-se de cegos

EDITORIAL
A solução é o caos?
Em Genebra decorreram sessões de Revisão Periódica Universal do estado dos direitos humanos nos países membros, em fórum dirigido pelo Conselho para os Direitos Humanos das Nações Unidas. Vários países submeteram os seus relatórios de acordo com o parágrafo 15.a) do anexo da Resolução 5/1 do Conselho dos Direitos Humanos que é formado por representantes oficiais dos aparelhos de cada país membro das Nações Unidas. Moçambique esteve lá a prestar contas mas mais uma vez esqueceu-se de que, como Estado praticou crimes que não prescrevem.

IMIGRANTES ILEGAIS USAM TUNEL COMO PORTA DE ENTRADA

Da antiga casa de Samora em Nacala
Cresce o número de imigrantes africanos ilegais, na sua maioria oriundos dos Grandes Lagos, que, nos últimos tempos, têm estado a tomar de assalto o nosso país, através da província de Nampula.
Alguns segmentos da sociedade civil denunciam que os imigrantes que optam pelo porto de Nacala para penetração no território nacional, têm-se servido do estratégico túnel subterrâneo outrora utilizado pelo então Presidente Samora Moisés Machel, durante as suas incursões militares.

Estrada Mocuba-Milange: Asfaltagem para o mês

ARRANCAM próximo mês as obras de reabilitação e asfaltagem da estrada que liga os distritos de Mocuba e Milange, na Zambézia, numa extensão de perto de 200 quilómetros. A rodovia de importância estratégica para a economia da província, estabelece igualmente a ligação com os países como o Malawi, Zâmbia e Zimbabwe.
Maputo, Terça-Feira, 8 de Fevereiro de 2011:: Notícias

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

RAS expulsa imigrantes asiáticos para o país [Mozambique]

UM total de 448 imigrantes ilegais de nacionalidades chinesa, bengali e paquistanesa foram expulsos da África do Sul e encaminhados sábado para o nosso país, ponto a partir do qual entraram fraudulentamente em território sul-africano.
Maputo, Segunda-Feira, 7 de Fevereiro de 2011:: Notícias

Confrontos idênticos ao de Moçambique podem propagar-se, alerta secretário executivo SADC

O secretário executivo da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), Tomaz Salomão, alerta para o perigo de se propagarem em África confrontos idênticos aos de Moçambique, em setembro passado.
Em entrevista à Agência Lusa, Tomaz Salomão, um moçambicano num lugar de topo da organização que junta 15 países da África Austral, diz que os confrontos foram resultado dos efeitos da crise internacional, "em que o aperto na vida das pessoas é tão grande que as pessoas sufocam".

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry